Gaudium news > Para evitar contágio pela nova gripe, episcopado colombiano recomenda entrega da comunhão na mão

Para evitar contágio pela nova gripe, episcopado colombiano recomenda entrega da comunhão na mão

Bogotá (Segunda, 04-05-2009, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Colômbia, preocupada com a propagação no mundo da nova gripe, a H1N1 – anteriormente denominada ‘gripe suína’ -, tomou uma decisão inédita. Em assembleia neste domingo, os bispos do episcopado aprovaram recomendação para que os sacerdotes colombianos entreguem a comunhão aos fiéis somente na mão.

No momento da entrega das hóstias, durante o rito eucarístico, é comum alguns fiéis preferirem que os sacerdotes depositem a hóstia diretamente em suas bocas. Outros, no entanto, preferem que a mesma seja colocada em suas mãos, para que o próprio fiel a leve à boca.

“É algo que é aceito pela Igreja há vários anos, e se isso ajuda a prevenir o contágio, logo é bom que o façam”, afirmou monsenhor Fabián Marulanda, secretário da Conferência Episcopal da Colômbia.

O ministro colombiano de Proteção Social, Diego Palacio, informou no domingo passado o primeiro caso de contágio em uma pessoa moradora em uma população próxima a Bogotá, segundo no país. Além disso, há mais de 29 casos sob suspeita.

O primeiro infectado no país foi um empresário de 42 anos, casado, pai de dois filhos e morador de Zipaquirá, que passou uma semana em Cancún para participar de um Congresso. Voltou à Colômbia no dia 25 de abril, onde, após apresentar os sintomas, foi exames confirmaram o diagnóstico da nova gripe. Quando o caso veio a público, no entanto, o homem já estava curado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas