Gaudium news > “Devemos evitar nos encher de pânico”, pede bispo de diocese mexicana em relação ao surto de gripe

“Devemos evitar nos encher de pânico”, pede bispo de diocese mexicana em relação ao surto de gripe

Cidade do México (Segunda, 04-05-2009, Gaudium Press) Motivado pelos rumores e por sanções sofridas pelo México por conta do surto da nova gripe – também conhecida como gripe suína -, cujo epicentro, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é o México, o bispo de Tehuacan, monsenhor Rodrigo Aguilar Martínez, afirmou que o povo deve evitar “se encher de pânico”.

“Há duas posturas que devemos evitar: por um lado, nos enchermos de pânico, pelo medo de que a qualquer momento fiquemos contagiados. Por outro, minimizar o problema, pensando que não é verdade (a existência da gripe), que as notícias são distorcidas e exageradas, e que os outros (contaminados) não nos passarão nada”.

O prelado pediu ao povo que fique “em alerta”, porque os sintomas – dor de cabeça, congestão nasal, ardor nos olhos e garganta, tosse, dores em articulações e músculos – são semelhantes aos de uma gripe comum. “Em lugar de automedicar-se é melhor ir o mais rápido possível ao hospital mais próximo para diagnosticar se é ou não uma gripe comum”.

Por conta dos pedidos do governo federal, o bispo informou que as missas dominicais e as festas patronais estão suspensas, mas as igrejas permanecerão abertas nos horários de costume.

A Secretaria de Saúde do México informou, na semana passada, que cerca de 150 casos – mais de 20 só no México – da doença foram confirmados no mundo e oito pessoas morreram no país. No entanto, a OMS disse, nesta segunda-feira, que há mais de mil casos e 25 pessoas já morreram – uma nos EUA e o restante no México.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas