Gaudium news > Papa recebe comissão de bispos peruanos em visita ad limina

Papa recebe comissão de bispos peruanos em visita ad limina

Cidade do Vaticano (Terça, 05-05-2009, Gaudium Press) Em uma visita ad limina, ou seja, compulsória aos bispos de todo o mundo de cinco em cinco anos, para que visitem os túmulos de São Paulo e São Pedro e também o Papa, a comissão episcopal do Peru abordou ontem com Bento XVI, entre outros, dois dos aspectos mais importantes da sua Igreja: a luta contra a miséria e o crescente avanço de seitas religiosas.

O presidente da Conferência Episcopal dos Bispos peruanos, monsenhor Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, disse ainda ontem, antes de se encontrar com o Papa, que o grupo estava bastante animado com a audiência papal. Segundo monsenhor Cabreras, a comissão aproveitaria a ocasião para reforçar a Bento XVI o apoio dos bispos peruanos ao seu pontificado e também para ouvir do Santo Padre sugestões sobre as questões mais urgentes da Igreja de seu país.

Terceiro país sulamericano em extensão, o Peru possui 28 milhões de habitantes, entre os quais 88% católicos declarados. A igreja peruana está subdividida em 7 arquidioceses e 19 dioceses, 10 prelaturas territoriais e 8 vicariatos apostólicos. Apesar disso, vem ocorrendo nos últimos anos um significativo crescimento de seitas religiosas de outras ordens, que vêm “roubando” fiéis da Igreja Católica. Monsenhor Vidarte, que também é arcebispo da arquidiocese de Trujillo, diz que a Igreja no Peru pode ser vista por diferentes ângulos.

“Há o aspecto do empenho, do desafio da evangelização e da missão. Há, também, a preocupação pastoral pela difusão de seitas religiosas na América Latina e também no Peru, ao que a Conferência de Aparecida procurou dar uma resposta. Em terceiro lugar, temos um desafio que diz respeito à Doutrina Social da Igreja: no Peru, há uma alta taxa de pobreza e de miséria que prescinde da crise financeira mundial e da realidade latinoamericana. É um desafio que interpela também a Igreja, porque a evangelização não pode prescindir da promoção integral da pessoa”, afirmou.

A visita Ad Limina dos bispos peruanos se encerrará no próximo dia 23 de maio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas