Gaudium news > Diocese de Tian Jin, na China, celebra 100 anos de fundação

Diocese de Tian Jin, na China, celebra 100 anos de fundação

Tian Jin (Sexta-feira, 13-07-2012, Gaudium Press) A Diocese de Tan Jin, localizada na região nordeste da China, comemorou no final do mês de junho, na Paróquia de Shuan Shu, o seu centenário de fundação. A data foi marcada por uma solene Pregação, que tratou de temas como “Tempo do Espírito Santo”; “Reacender o fogo da Igreja da China”; e “A Palavra de Deus nos indica o caminho”. Mais de dois mil fiéis compareceram.

As festividades pelo centenário diocesano em Tian Jin começaram no início deste ano, mais especificamente no dia 18 de janeiro. A celebração jubilar tem o tema “Cem anos de Graça” e se divide em quatro partes ou estações: a estação da oração (de janeiro a março); a estação da partilha (de abril a junho); a estação da vida (de julho a setembro) e a estação da comunhão (de outubro a dezembro).

Segundo o sacerdote organizador do evento, trata-se da primeira experiência do gênero, e teve grande sucesso. “Sobretudo reforçou o sentido missionário dos fiéis, favorecendo o desenvolvimento da evangelização e da pastoral da diocese”, declarou.

A Igreja Católica chegou em Tian Jin, na China, em 1847. Contudo, apenas em 1912, foi criado o vicariato apostólico local, com Dom Paul Dumond, então vigário de Pequim, assumindo como primeiro vigário apostólico da cidade. Pouco mais de três década depois, em 1946, o vicariato se tornou uma diocese.

Atualmente, a diocese tem mais de 100 mil fiéis, 40 sacerdotes, cerca de 40 religiosas da caridade e algumas dezenas de seminaristas. (BD)

Com informações da Agência Fides.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas