Gaudium news > Prestes a celebrar seu Jubileu de Ouro, arcebispo emérito de Belo Horizonte lança biografia

Prestes a celebrar seu Jubileu de Ouro, arcebispo emérito de Belo Horizonte lança biografia

Belo Horizonte (Quarta, 06-05-2009, Gaudium Press) Após completar uma união de 50 anos com a Igreja Católica como bispo, o cardeal Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, lança na manhã desta quinta-feira (7) sua biografia, na casa de retiro Santíssima Trindade. “Dom Serafim Fernandes de Araújo: Na palma da mão de Deus – de menino do Vale do Jequitinhonha a cardeal de Belo Horizonte” foi apresentada na manhã desta quarta-feira à imprensa, na sede da Fundação José Fernandes de Araújo.

Já na noite de amanhã, dom Serafim presidirá, a partir das 20 horas, na Arena do Minas I, a Missa em Ação de Graças pelo seu Jubileu de Ouro Episcopal – por conta dos 50 anos de bispado por Belo Horizonte.

A arena deve ficar lotada de bispos, padres e fiéis que comparecerão para celebrar junto com dom Serafim os 85 anos de vida e os 74 dedicados à Igreja Católica.

Missas

Em junho, dom Serafim preside uma missa em Diamantina – cidade em que fez o Seminário Menor, cursou Filosofia e integrou o clero -, no dia 9, e depois em Gouveia, primeira cidade onde foi pároco, no dia 13.

Dom Serafim Fernandes de Araújo

Natural de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, o religioso nasceu em 13 de agosto de 1924, estudou no Seminário de Diamantina e em Roma, onde foi ordenado padre em 12 de março de 1949 – em março último, Dom Serafim celebrou seus 60 anos de ordenação sacerdotal. Depois de retornar ao Brasil, foi pároco em Gouveia e Curvelo, até ser ordenado bispo, em 7 de maio de 1959, aos 34 anos de idade, um dos mais novos do Brasil.

Na arquidiocese de Belo Horizonte, foi bispo auxiliar e reitor da PUC-MG, universidade que, naquele momento, tinha poucos cursos e cerca de 600 alunos. Em 1981, dom Serafim deixou o cargo de reitor para cuidar da área administrativa da arquidiocese, mas já tinha contribuído com uma expressiva mudança na universidade: dispunha de dezenas de cursos e mais de 20 mil alunos.

Em 1986, após a renúncia de dom João Resende Costa – por ter completado 75 anos de idade -, dom Serafim assumiu o governo da arquidiocese de Belo Horizonte – terceiro arcebispo da cidade. Durante 18 anos, esteve à frente de realizações pastorais e sociais que destacaram a arquidiocese no cenário da Igreja no Brasil e no mundo.

O cardeal participou do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-Americanas – se destacou na Conferência de Santo Domingo, da qual foi vice-presidente; também foi responsável pela área de Comunicação e, depois, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A aposentadoria veio em 2004, aos 79 anos. Atualmente, dom Serafim preside a Fundação José Fernandes de Araújo, criada em 1980 para conceder bolsas a estudantes de baixa renda na PUC Minas. Também tem pregado retiros para padres de várias dioceses de Minas Gerais e do Brasil.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas