Gaudium news > “Que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna”, diz Bento XVI no Ângelus

“Que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna”, diz Bento XVI no Ângelus

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 30-07-2012, Gaudium Press) No recitação da oração mariana do Angêlus, realizado em Castel Gandolfo neste domingo, 30, o Papa Bento XVI dissertou sobre a importância da Eucaristia, nosso alimento espiritual. Para falar do tema, o pontífice inspirou-se na cena da multiplicação dos pães, extraída do Evangelho de São João. “Que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna, e sejam abatidas as desigualdades não com as armas da violência, mas com a compartilha e o amor”, declarou de início o Santo Padre.

Segundo Bento XVI, as ações realizadas por Jesus durante a cena da multiplicação dos pães são paralelas às da Última Ceia, o que pode ser verificado na citação: “Tomou os pães e, depois de dar graças, distribui-os aos presentes” (Jo 6,11). Para o pontífice, a insistência sobre o tema do pão – na distribuição e no agradecimento – evocam a Eucaristia, o Sacrifício de Cristo para a salvação do mundo. “A Eucaristia é o permanente grande encontro do homem com Deus, em que o Senhor se faz nosso alimento, dá Si mesmo para transformamo-nos Nele”, destacou.

Ainda sobre a cena da multiplicação dos pães, o Santo Padre observou que o milagre de Jesus só foi possível por que um jovem presente na ocasião, mesmo ante sua dificuldade para saciar a fome, resolve compartilhar o puco que tem. “Jesus não nos pede o que não temos, mas nos faz ver que, se cada um oferece o pouco que tem, o milagre pode novamente se realizar. Deus é capaz de multiplicar todo nosso pequeno gesto de amor e tornar-nos partícipes do seu dom”, afirmou.

Por fim o pontífice fez um apelo aos milhares de fiéis que assistiam à sua recitação. “Queridos irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor que nos faça redescobrir a importância de nos nutrir do corpo de Cristo, participando fielmente e com grande consciência da Eucaristia, para estar sempre mais intimamente unidos a Ele. Ao mesmo tempo, rezemos para que jamais falte a ninguém o pão necessário para uma vida digna, e sejam abatidas as desigualdades não com as armas da violência, mas com a compartilha e o amor.” (BD)

Com informações da Rádio Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas