Gaudium news > Biblioteca Apostólica Vaticana lança livro com fotos do Cristo Redentor

Biblioteca Apostólica Vaticana lança livro com fotos do Cristo Redentor

DR_12.jpg
Foto da capa foi entregue ao Papa Pio XI em 1930 pela Arquidiocese do Rio de Janeiro

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 01-08-2012, Gaudium Press) Há menos de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio de Janeiro 2013, jovens do mundo inteiro esperam ansiosamente pelo evento. Nesta espera, provavelmente, no imaginário de todos eles deve estar presente o símbolo mais significativo da primeira jornada brasileira: a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado; o monumento mais conhecido do país.

Neste sentido, nada melhor para saciar a vontade dos jovens de avistar o monumento brasileiro do que a iniciativa da Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV), que lançou recentemente, em língua inglesa, o livro “The Papal Collection of Photographs in the Vatican Library” (“A Coleção Papal de Fotografias na Biblioteca Vaticana”, em inglês).

Com curadoria de Sandra Philips, a obra traz na capa duas fotografias da construção da estátua no Rio de Janeiro. São uma parte da grande coleção papal guardada dentro das paredes leoninas do Gabinete das Gravuras da BAV e pela primeira vez apresentadas em um livro.

Fotos da construção do Cristo Redentor chegam ao Vaticano
Em 1930, chegou ao Papa Pio XI uma carta, com um álbum de fotos com 14 fotografias juntas a um pequeno modelo em plástico do que estava sendo edificado. Tratava-se da documentação por parte da Arquidiocese do Rio de Janeiro dos trabalhos de construção da estátua do Cristo Redentor do mundo.

Um projeto extraordinário, grande e original. Entre as fotos há alguns detalhes, como o de um monsenhor ao lado dos dois grandes dedos de Jesus, e da estátua, toda em construção, ainda com a armação, os andaimes. Há ainda as fotos de reconstrução, de dia e de noite da vista sobre o panorama de Rio com a nova estátua “como ficará”. Cada página apresenta uma fotografia única, tudo precede um pergaminho com os detalhes sobre as medidas da estátua.

Mais fotografias do Rio de Janeiro e do Brasil
Entre as fotos da coleção do Gabinete de Gravuras da BAV há também outras do Rio de Janeiro e do Brasil. Há dois belos álbuns vermelhos com decorações douradas.

O primeiro é do Jubileu de 1877 sob o pontificado de Pio IX e contém as reproduções das fotos do Rio de Janeiro. Foi um presente dado ao Santo Padre pelos peregrinos brasileiros.

O outro é ainda mais antigo. Trata-se de um presente dos operários católicos das empresas de construção ferroviária S.P.Railway Co ao Papa Leão XIII, por ocasião do Jubileu Papal em 1887. As fotografias foram tiradas por um brasileiro nascido na Alemanha chamado Pedro Hoenen.

Hoje a Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV) é uma das mais antigas bibliotecas do mundo, com coleções e fundos particulares que atraem o interesse de estudiosos. A coleção fotográfica é um dos poucos conhecidos tesouros.

Há alguns anos teve início o projeto da digitalização do fundo fotográfico da BAV. Para chegar a um mais público amplo, as fotos serão disponíveis para o estudo na página web www.vaticanlibrary.va. São fotografias do período de 1870 a1950. (AA)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas