Gaudium news > 18ª Caminhada da Família na cidade gaúcha de São Leopoldo

18ª Caminhada da Família na cidade gaúcha de São Leopoldo

São Leopoldo (Quinta-Feira, 02/08/2012, Gaudium Press) A Pastoral Familiar da área de São Leopoldo, pertencente à diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, promoverá no dia 18 de agosto a sua tradicional Caminhada da Família, que neste ano está na sua décima oitava edição. Com o tema “Família: trabalho e festa”, pertinente com a Semana Nacional da Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a realizar-se nos dias 12 a 18 de agosto, a organização do evento estima a participação de mais de 5 mil pessoas.

De acordo com a Pastoral Familiar, a caminhada tem como objetivo mostrar à comunidade de São Leopoldo que o povo da cidade apóia e valoriza a instituição da Família, com todos os seus sucessos e tropeços e, incondicionalmente, continuará buscando e pregando o modelo de Igreja doméstica vivida por Jesus, Maria e José.

caminhada-da-familia-1.jpg
Em sua 18ª edição, estima-se que participem do evento mais de 5 mil pessoas.

A programação do evento terá início na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com Missa campal, às 9h, na praça em frente à paróquia, presidida pelo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, e concelebrada pelos padres da área. Após a celebração eucarística, às 10h, a multidão fará a caminhada até a Avenida Independência e atravessará a Rua João Corrêa, para a bênção final. Ainda haverá o abraço da paz e a partilha do pão, símbolos e gestos essenciais a todas as famílias.

Durante todo o percurso, os participantes serão contemplados com reflexões e cantos acerca da temática do evento.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição fica localizada na Praça Tiradentes, número 68, no Centro da cidade de São Leopoldo. Mais informações pelo telefone (51) 3592-1003.

Concurso de catequese

O concurso de catequese, realizada em edições anteriores, do qual participam catequizandos de Eucaristia e Crisma será dividido em quatro categorias e contempla três títulos: 1º ano de catequese de Eucaristia – Como celebramos o domingo em família; 2º ano de catequese de Eucaristia – O que fazemos junto com nossos pais quando não estão trabalhando; e catequese de Crisma 1º e 2º anos – Família: Trabalho e Festa.

No que diz respeito aos critérios de avaliação dos textos, a seleção passa primeiro por paróquia, onde cada uma elege as quatro melhores. No sábado anterior à caminhada, uma comissão seleciona as vencedoras da área. Os prêmios serão conhecidos somente no dia.

História da Caminhada da Família

Há 18 anos um grupo de casais que participava dos movimentos e pastorais da Igreja Católica de São Leopoldo, inspirados nos apelos do Papa Beato João Paulo II, sobre a importância da família e sua missão evangelizadora, sentiu a necessidade de ir às ruas demonstrar que a instituição vai bem, especialmente aquela que está alicerçada na Fé.

A primeira caminhada foi realizada em 1994, com a participação de 500 pessoas. Sendo que, ao longo de sua história, a procissão já contabilizou 35 mil participantes. (FB / DA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas