Gaudium news > Papa nomeia novo regente da Prefeitura da Casa Pontifícia

Papa nomeia novo regente da Prefeitura da Casa Pontifícia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-08-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou no último sábado, 04, o novo regente da Prefeitura da Casa Pontifícia. Trata-se do Padre Leonardo Sapienza, que até a nomeação trabalha como oficial do mesmo departamento pontifício. O sacerdote assume a vaga deixada por Dom Paolo de Nicolò, cuja renúncia por motivo de idade também foi aceita pelo Santo Padre no sábado.

sapienza.jpg
Padre Sapienza está há 30 anos na Casa Pontifícia

Padre Sapienza tem 60 anos de idade e há 30 era empregado da protocolo oficial da Casa Pontifícia, atuando sempre nesta função, em todas as ocasiões oficiais, ao lado do Papa Bento XVI e do Papa João Paulo II. Pertencente à Congregação Rogacionista do Coração de Jesus, o sacerdote é autor de numerosos livros sobre temas espirituais, em especial sobre o magistério do Papa Paulo VI.

Prefeitura da Casa Pontifícia

A Prefeitura da Casa Pontifícia regula o serviço de acolhimento e organiza as audiências solenes (privadas, especiais e gerais) que o Santo Padre concede aos chefes de Estado, chefes de governo, ministros e outras personalidades insignes, e também embaixadores quando vêm ao Vaticano apresentar suas Cartas Credenciais.

Também é função da Prefeitura organizar as cerimônias pontifícias (exceto a parte estritamente litúrgica), e os Exercícios Espirituais do Santo Padre; e administrar o Colégio Cardinalício e a Cúria Romana.

A Prefeitura é responsável ainda pelos preparativos quando o Papa sai do Palácio Apostólico para visitar Roma ou outras localidades da Itália. (BD)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas