Gaudium news > Delegação Bávara homenageia Bento XVI

Delegação Bávara homenageia Bento XVI

Delegacao Bavara faz apresentacao ao Papa 03-08-12 a.jpg
“O mundo é belo e Deus é bom”, afirmou o Papa.

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 06-08-2012, Gaudium Press) Canto ‘jodler’, danças e música tipicamente bávara em uma atmosfera de alegria festiva. Foi em síntese a noite bávara em Castel Gandolfo apresentada ao Papa por seu 85° aniversário e na presença de seu irmão Dom Georg Ratzinger, celebrada na sexta-feira passada. Ao final do concerto Bento XVI em um discurso pronunciado em alemão e improvisado, afirmou o sentido da alegria em nossa vida. “Dizendo ‘não’ a alegria -observou- não prestamos serviço a ninguém, tornamos somente o mundo mais obscuro.”

Com um tradicional voto bávaro “Vergelt’s Gott” (Deus lhes dê mérito) o Santo Padre agradeceu aos artistas por fazê-lo sentir como “dahoam” em casa. Todo o pátio do Palácio de Castel Gandolfo que normalmente acolhe aos peregrinos para a oração do Ângelus ou audiências gerais no período de verão, tornou-se na sexta-feira passada uma pequena Baviera. Tanto os peregrinos como os artistas estavam vestidos com roupas tradicionais folclóricas. O Papa Bento XVI, com muita simpatia e bom humor escutou as músicas do folclore bávaro.

“O mundo é belo e Deus é bom”. Foi uma breve mensagem da Fé que o Santo Padre aprendeu em sua terra natal, Baviera, quando era pequeno e afirmou no discurso da noite a todos os presentes. A música executada ao final do Ângelus em forma de jodler “Andachtsjodler” que encerrou o encontro, foi confirmada nas palavras do Papa, ao dizer que a cultura bávara é uma “cultura alegre” e “embebida de alegria” que “se fundamenta no fato que nós estamos em sintonia com a Criação, em sintonia com o mesmo Criador e que por isto sabemos que é um bem ser pessoa”.

“Sim”, a alegria nos ajuda a prestar serviço aos outros. “Quem não ama si mesmo -continuou o Pontífice- não pode dar nada ao próximo, não pode ajudá-lo, não pode ser mensageiro da paz”. Bento XVI convidou aos presentes a “trazer alegria aos outros” e a “rejeitar o mal e ser servidores da paz e da reconciliação”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas