Gaudium news > Padre eslovaco é o novo secretário da Congregação para as Igrejas Orientais

Padre eslovaco é o novo secretário da Congregação para as Igrejas Orientais

Cidade do Vaticano (Quinta, 07-05-2009, Gaudium Press) O padre eslovaco Cyrill Vasil’, um dos maiores especialistas em direito canônico oriental da Igreja Católica, foi escolhido hoje para ser o novo secretário da Congregação para as Igrejas Orientais. A Congregação é o dicastério da Igreja competente por salvaguardar e observar as tradições e atos litúrgicos das igrejas orientais católicas.

Com a nomeação, padre Cyrik foi elevado também ao posto de arcebispo de Tolemaide de Libia.

Biografia

O reverendo Cyril nasceu no dia 10 de abril de 1956 em Košice, na Eslováquia. De 1982 a 1987 frequentou a Faculdade Teológica Cirillo-Metodiana da Universidade de Bratislava. Ao final dos estudos, foi ordenado sacerdote.

Em 1989, padre Cyril tirou a licença em direito canônico junto ao Pontifício Instituto Oriental, em Roma. Em 15 de outubro de 1990 entrou na Sociedade de Jesus – emitiu a profissão solene em 2001. Em 1994 foi laureado em direito canônico oriental pelo Pontifício Instituto Oriental.

No ano de 2002 foi eleito ao mesmo tempo decano da Faculdade de Direito Canônico Oriental do Pontifício Instituto Oriental e pró-reitor da mesma instituição. No mês de maio de 2007 foi alçado ao cargo de reitor.

Até a indicação, atuava como consultor da Congregação para as Igrejas Orientais, da Congregação para a Doutrina da Fé e do Pontifício Conselho da Pastoral para os Imigrantes e os Itinerantes. É professor também em outras universidades, entre as quais a Universidade Gregoriana de Roma, a Faculdade de Teologia da Universidade de Bratislava e a Universidade de Trnava.

Além do eslovaco, padre Cyril fala latim, italiano, russo, ucraniano, francês, alemão, espanhol, grego e paleoslavo (antiga língua eslava) e é autor de numerosos livros e artigos, além de frequente colaborador da Radio Vaticana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas