Gaudium news > Arcebispo emérito de São Paulo preside conferência no Colégio Pio Brasileiro, em Roma

Arcebispo emérito de São Paulo preside conferência no Colégio Pio Brasileiro, em Roma

Roma (Quinta, 07-05-2009, Gaudium Press) O cardeal dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo, presidiu uma conferencia realizada ontem no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, sobre “A situação dos presbíteros no mundo e o Ano Sacerdotal”. Com cerca de 100 sacerdotes presentes, o evento faz parte das celebrações do Ano Sacerdotal lançado por Bento XVI – que começa em 19 de junho -, em comemoração dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney.

Entre os desafios atuais enfrentados pelos religiosos, o cardeal apontou a cultura pós-moderna – com “seus aspectos pluriculturais, laicista, secularizado e relativista” -, como um dos principais. Dom Claudio ressaltou que é importante “descobrir os aspectos positivos sem se omitir no combate às coisas negativas” vivendo a vocação eclesial dentro da sociedade. Para ele “ao mesmo tempo em que somos frutos desta cultura ela tem reflexos em nós como Igreja. A Igreja não pode parar na história. A verdadeira tradição deve significar guardar aquilo de bom que recebemos das gerações anteriores e entregá-lo a uma nova geração que irá enriquecê-la”, afirmou.

Dom Claudio apontou, entre os aspectos que devem ser reforçados, a necessidade de se trabalhar a adesão pessoal a Jesus Cristo, a missionariedade, a importância da formação permanente dos presbíteros e a afetividade como parte integral do ministério.

Ao final do evento, foi dado um espaço para perguntas dos participantes e feito um agradecimento a todos, pronunciado pelo novo reitor do Colégio Pio Brasileiro, o jesuíta e ex-presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), padre João Roque Rohr.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas