Gaudium news > "Só em Deus encontramos o caminho da vida, da justiça e da verdade”, ensina o Papa

"Só em Deus encontramos o caminho da vida, da justiça e da verdade”, ensina o Papa

Cidade do Vaticano (segunda-feira, 13-08-2012, Gaudium Press) Nesse domingo, diante dos peregrinos que foram a Castel Gandolfo, o Santo Padre afirmou na alocução que precede a Oração do Ângelus: “Somente em Deus encontramos o caminho da vida, da justiça e da verdade”.

O Pontífice explicou ainda que “somente quem é atraído por Deus, quem o escuta e se deixa instruir por Ele pode crer em Jesus e ter a vida em plenitude, a vida eterna.

Bento XVI explicou aos presentes que “No pensamento judaico era claro que o verdadeiro pão do céu que nutria Israel era a Lei, a Palavra de Deus. O povo de Israel reconhecia claramente que a Torá era o dom fundamental e duradouro de Moisés e que o elemento fundamental que o distinguia em relação a outros povos consistia em conhecer a vontade de Deus e, portanto, o caminho certo da vida”.

“Jesus, ao se manifestar como o pão do céu, testemunha ser o Verbo de Deus encarnado, através do qual o homem pode fazer da vontade de Deus o seu alimento (cf. Jo 4:34), que orienta e apoia a sua existência. Duvidar então da divindade de Jesus, como fazem os judeus da passagem evangélica de hoje, significa opor-se à obra de Deus”, comenta o Papa.

Ao comentar o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Bento XVI explicou que Jesus quer ajudar os homens apenas saciados a “compreenderem o significado profundo do prodígio que realizou:

“Ao saciar de modo milagroso a sua fome física, Ele os prepara para acolher o anúncio de que Ele é o pão que desceu do céu (cf. Jo 6:41), que satisfaz de modo definitivo.

Também o povo judeu, durante o longo caminho no deserto, tinha experimentado um pão que desceu do céu, o maná, que o tinha mantido em vida, até a chegada à Terra Prometida.

Jesus fala de si mesmo como o verdadeiro pão que desceu do céu, capaz de manter em vida não por um momento ou por um pedaço de caminho, mas para sempre”.

“Ele é o alimento que dá a vida eterna, – continuou o Papa – porque é o Filho Unigênito de Deus, que está no seio do Pai, que veio para doar ao homem a vida em plenitude, para introduzir o homem na vida mesma de Deus”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas