Gaudium news > Cardeal da Colômbia foi procurado por Farc e ELN para tratar do processo de paz no país

Cardeal da Colômbia foi procurado por Farc e ELN para tratar do processo de paz no país

Bogotá (Quinta, 07-05-2009, Gaudium Press) O cardeal e Presidente da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, monsenhor Darío Castrillón Hoyos, informou hoje à rádio colombiana RCN que as altas cúpulas das Farc (Forças Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) vem fazendo contato telefônico com ele a fim de conseguir um acordo pela paz na Colômbia.

No final do mês passado, o ELN libertou um missionário em uma região montanhosa da Bolívia, com quem deixou um recado para ser enviado aos membros da Igreja Católica. A mensagem dizia que o grupo tinha esperança que a Igreja possa mediar os conflitos que já duram décadas no país.
De acordo com o purpurado, as organizações estariam dispostas a iniciar contatos com o governo do presidente Alvaro Uribe.

“Temos falado como colombianos e como cristãos. Nesta semana mantive conversas por telefone (com os grupos). Apesar de todas as dificuldades, apesar de ainda existirem guerras, há também uma vontade de abertura, mesma (vontade) que tenho encontrado no senhor presidente”, disse o cardeal.

Para dom Castrillón, este é o momento em que “a razão deve estar por cima das armas” e imagina que o presidente Uribe tenha tratado do processo de paz na Colômbia durante encontro com Bento XVI, na semana passada, no Vaticano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas