Gaudium news > Santo Padre comemora a Assunção em Castel Gandolfo

Santo Padre comemora a Assunção em Castel Gandolfo

Bento XVI em Castel Gandolfo 15-08-12 Assunção de NSRA 01222.jpg
Em nós também há espaço para Deus, diz o Papa na festa da Assunção.

Castel Gandolfo (Quarta-feira, 15-08-2012, Gaudium Press) A Assunção da Virgem Maria nos ensina que “em Deus há espaço para o homem” e também “no homem há espaço para Deus”, disse Bento XVI na homilia na Missa celebrada na igreja paroquial de Castel Gandolfo onde está desde o início do verão.

Uma vez por ano o Santo Padre sai de seu Palácio para presidir a Missa entre os simples paroquianos. A ocasião é sempre a festa da Assunção da Virgem Maria, no dia 15 de agosto. O pontífice atravessa toda a praça até a entrada da igreja. A atmosfera é sempre festiva e muito particular. O Palácio apostólico é decorado com os estandartes pontifícios.

As primeiras pessoas chegaram para pegar um bom lugar já desde as 5 da manhã, porque a Missa com o Papa inicia às 8 da manhã. Um grupo de freiras executou instrumentos munsicais e cantou.

O Papa Bento XVI, hoje de manhã, fez todo o percurso pela primeira vez utilizando uma bengala. Cumprimentou muitas pessoas, beijou as crianças.

Na pequena igreja de São Tomás de Villanova, em Castel Gandolfo, o Papa explicou o significado do dogma de Nossa Senhora Assunta aos Céus para os fiéis da nossa época.

Bento XVI em Castel Gandolfo 15-08-12 Assunção de NSRA 03.jpg

Pela primeira vez o Papa Bento XVI, fez todo o percurso utilizando uma bengala.

Na figura de Maria se espelha “fé e amor”. O Magnificat é uma profecia da glorificação da Virgem por todas as gerações da Igreja. “Maria é um barco seguro que leva Deus”.

Próximo ao Ano da Fé, o Santo Padre afirmou a dimensão da fé no dogma da Assunção. Na Virgem Maria se demonstra a proximidade de Deus a todos nós. “Em Deus há espaço para o homem” e aliás “também em nós há espaço para Deus na fé”, observou o Papa.

“Deus nos espera – continuou – nos aguarda, não caímos no vazio”. A mensagem cristã da esperança recorda a todos os homens que “nós não caímos no vazio”.

A Missa com o Papa foi concelebrada pelo Secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone que hoje celebra a festa de seu nome. A igreja paroquial, reaberta no início de agosto, depois de uma longa e trabalhosa restauração, estava repleta. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas