Gaudium news > Cáritas de arquidioceses do Nordeste promovem campanhas para ajudar vítimas das enchentes

Cáritas de arquidioceses do Nordeste promovem campanhas para ajudar vítimas das enchentes

Brasília (Quinta, 07-05-2009, Gaudium Press) A Cáritas Brasileira – Regional Maranhão, por meio de uma parceria com o Clube do Choro do Maranhão, promove a partir do próximo sábado (9) uma homenagem ao mestre Antônio Vieira, falecido compositor maranhense, no restaurante Chico Canhoto, em São Luís. Os interessados podem assistir à homenagem entregando roupas ou quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados às vítimas das enchentes no estado. O dinheiro arrecadado com a venda de ingressos também será usado para ajudar os desabrigados.

“Viabilizaremos também uma conta corrente exclusiva para o recebimento de doações em dinheiro, procedimento necessário para uma prestação de contas transparente. Mas quem já quiser ir doando roupas, alimentos, enfim, o que quer que possa ser útil a essas famílias, pode procurar a Cáritas Brasileira – Regional Maranhão” orientou um funcionário da entidade.

Em Teresina (PI) todas as paróquias da arquidiocese serão pontos de arrecadação de donativos, distribuídos a partir dos cadastros da Defesa Civil. Em reunião com a prefeitura, foi decidido que todas as doações da sociedade civil ficarão a cargo da Igreja Católica (arquidioceses, paróquias e Cáritas). A Cáritas também mobiliza voluntários para receber e separar as doações nas paróquias.

A Cáritas de Manaus está fiscalizando se os alimentos e kits liberados pela prefeitura estão chegando às comunidades, principalmente na região de Carreiro da Várzea, Castanho e Rio Preto da Eva. A Igreja local promove campanhas de arrecadação.

Para ajudar ou obter mais informações ligue: (61) 3214-5400; ou acesse: www.caritasbrasileira.org

Vítimas

Na capital baiana, mais de 200 famílias estão desabrigadas. Municípios do Ceará, oeste do Pará e do Amazonas decretaram estado de emergência por conta do alto nível de água que os rios atingiram. No estado do Piauí mais de 36 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas.

No Ceará quatro municípios já haviam declarado estado de emergência até a última sexta-feira – outros 51 aguardam avaliação. A Defesa Civil informou na segunda-feira que 11.065 pessoas estão desabrigadas, 15.507 desalojadas e sete morreram – mesmo número de vítimas fatais de Salvador. Dos 131 açudes do estado, 97 chegaram ao nível máximo. As fortes chuvas devem permanecer pelo menos até o final do mês por conta de um “bolsão” que está sobre a região.

Em Altamira, no estado do Pará, mais de 1.400 famílias estão desabrigadas. Os temporais provocaram a interdição de duas rodovias e deixaram 17 municípios do oeste paraense em situação de emergência. A Cáritas arquidiocesana de Belém promove uma campanha de agasalho e alimento para ajudar a população de Altamira.

O governo estadual do Amazonas também decretou situação de emergência em todo o estado. Os mais atingidos são as populações ribeirinhas, nas margens do Rio Negro, que já ultrapassou o nível de sua maior cheia em 27 cm.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas