Gaudium news > Talebans teriam usado civis como escudo humano, diz secretário de Defesa dos EUA

Talebans teriam usado civis como escudo humano, diz secretário de Defesa dos EUA

Cabul (Quinta, 07-05-2009, Gaudium Press) O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, lamentou nesta quinta-feira a morte de civis depois do bombardeio aéreo das forças americanas sobre a Província de Farah, no Afeganistão, e acusou o grupo radical islâmico Taleban de utilizar a população como escudo em seus ataques às forças internacionais.

De acordo com a ONG Cruz Vermelha, dezenas de corpos – inclusive de mulheres e crianças – foram encontrados no local depois dos bombardeios, no começo desta semana. De acordo com a polícia local, o número de mortos pode chegar a 100.

“Lamentamos profundamente qualquer baixa civil, mas o povo deve reconhecer que causar estas mortes faz parte da estratégia fundamental dos talibans, e é um exemplo da forma impiedosa com a qual lutam”, disse Gates, em entrevista coletiva concedida em Cabul.

Caso os números sejam confirmados, este será o mais violento ataque a civis afegãos desde o início da ofensiva liderada pelos americanos para derrubar o Taleban do governo local, em 2001, depois dos atentados de 11 de setembro.

O secretário, que foi ao Afeganistão discutir a chegada do reforço às tropas americanas no país, afirmou que “em muitos casos, os talebans usam os civis como escudos”. “Eles se misturam com à população e, então, atacam as tropas estrangeiras”, disse.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas