Gaudium news > Maria Rainha é um título de confiança e de alegria, diz o Papa, na Audiência Geral

Maria Rainha é um título de confiança e de alegria, diz o Papa, na Audiência Geral

Castel Gandolfo (Quarta-feira, 22-08-2012, Gaudium Press) Com a festa de Maria Rainha que se realiza hoje, encerra-se a oitava da solenidade da Assunção da Virgem Maria. Pela manhã o Bento XVI afirmou aos peregrinos presentes em Castel Gandolfo, que “Maria é a Rainha do céu, próxima a Deus, mas é também a mãe próxima a cada um de nós, que nos ama e ouve nossa voz”.

Apesar das temperaturas altas, muitos peregrinos foram hoje a Castel Gandolfo para participar da Audiência Geral. Por causa do calor os encontros são muito mais curtos que as audiências na Praça São Pedro.

Em sua catequese, Bento XVI explicou um pouco o significado teológico da festa de hoje. “Maria é Rainha – disse – porque associada de modo único com seu Filho, seja no caminho terreno, seja na glória do Céu. Como afirma Efrém, o Sírio, a realeza de Maria deriva de sua maternidade divina: Ela é Mãe do Senhor, do Rei dos reis (cfr Is 9, 1-6) e nos indica Jesus como vida, salvação e nossa esperança”.

Não é uma realeza no sentido humano. O Santo Padre observou que, como a de Cristo, também a realeza de Maria corresponde a humildade, serviço e amor. Também Ela participa da responsabilidade de seu Filho. O título de Rainha é também “importante na devoção mariana”. Por isso, “na serenidade o na escuridão da existência, nós nos dirigimos a Maria nos entregando à sua contínua intercessão, para que, do Filho, nos possa obter toda graça e misericórdia necessárias para o nosso peregrinar pelas estradas do mundo”, ensinou o Papa.

Na tradicional saudação em língua espanhola, o Santo Padre convidou os peregrinos do México e de outros países latino-americanos a “encomendar nossas súplicas à intercessão da Santíssima Virgem, que hoje invocamos como Rainha, pois, a Mãe do Rei dos Reis não deixará de apresentar nossa oração confiada ao coração de seu divino Filho, nem de velar nós em nosso peregrinar terreno”.

Na saudação feita em português, o Santo Padre continuou o tema, observou que “a Igreja celebra Nossa Senhora Rainha dos Céus e da Terra que, a exemplo de Seu Filho Jesus, Senhor do Universo, manifesta a sua realeza através da humildade, do serviço e do amor. Na vossa oração, não deixeis de dirigir-vos a Ela com confiança. Possa A Virgem Maria velar por cada um de vós”. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas