Gaudium news > “Sem a assimilação do catecismo, a fé se evapora”, afirma Bispo historiador da Igreja

“Sem a assimilação do catecismo, a fé se evapora”, afirma Bispo historiador da Igreja

Vaticano (Quinta-feira, 23-08-2012, Gaudium Press) Em entrevista concedida ao jornal Avvenire, o historiador da Igreja e consultor de vários dicastérios, Dom Wilhelm Imkamp declarou que o Catecismo é a pedra angular que nos mantém enraizados na fé.

O prelado explicou que “sem a assimilação do catecismo, a fé se evapora, se desvanece”. Entretanto, Dom Wilhelm tem esperança de que isso seja corrigido em projetos como o YouCat, o catecismo para jovens elaborado na Alemanha e distribuído pela primeira vez durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011.

Segundo o historiador, é necessário que a sociedade de nossos dias receba o catecismo e que este se converta em um fundamento para a transmissão dos conteúdos da fé. Isto “servirá de preparação para a recepção dos sacramentos, para o plano de formação e para os programas didáticos dos professores de religião, obviamente até para a preparação dos sacerdotes”

Dom Imkamp, que também é reitor do Santuário de Maria Versperbild na Bavaria (Alemanha), explicou também que embora na Alemanha a Igreja seja pouco convincente para os jovens, as Jornadas Mundiais da Juventude e os novos movimentos eclesiais, poderiam mudar as coisas.

Ao final da entrevista, o prelado explicou que é urgente preparar os jovens para os sacramentos, já que “são um tesouro a ser descobertos e para oferecer”.

Catecismo da Igreja Católica

O Beato João Paulo II, é considerado pela Igreja como o propulsor do Catecismo, pois em 1985, pediu a criação do a criação do Catecismo durante o vigésimo aniversário de encerramento do Concílio Vaticano II em uma sessão extraordinária do Sínodo dos bispos.

O Catecismo da Igreja Católica é a exposição da fé da Igreja e da doutrina católica, iluminadas pelas Sagradas Escrituras, pela Tradição apostólica e pelo Magistério eclesiástico. (EPC)

Com informações da ACI

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas