Gaudium news > Arcebispo de Fortaleza pede ajuda às vítimas das enchentes no Ceará

Arcebispo de Fortaleza pede ajuda às vítimas das enchentes no Ceará

Fortaleza (Sexta, 08-05-2009, Gaudium Press) A região Nordeste do país já contabilizou 1 bilhão de reais em prejuízos provocados pelos temporais que atingem a região desde o mês passado, de acordo com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. 207 cidades estão em situação de emergência por conta das enchentes e mais de 40 pessoas já morreram – 12 só no estado do Ceará.

Consciente da necessidade da população, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques pediu nesta sexta-feira uma colaboração coletiva com doações de alimentos, roupas e dinheiro, que devem ser entregues à Cáritas na região, responsável pela distribuição aos necessitados.

Cáritas de Teresina, Manaus, Regional do Maranhão e de outras dioceses do Norte e Nordeste também se mobilizam para atender as vítimas das enchentes

Íntegra da carta de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques

Párocos e Vigários Paroquiais responsáveis por Áreas Pastorais,

A todas as comunidades eclesiais.
Na alegria e na Paz no Senhor!

Estamos vivendo situações de urgência e grandes necessidades. As chuvas que são esperadas com alegria pela fartura que trazem aos pobres no sertão, tornaram-se motivo de preocupação pela destruição que, em seu excesso, vem realizando. São muitos os repentinamente desabrigados e desprovidos do mínimo necessário para sua subsistência.

Sentindo o clamor de muitos irmãos pobres e a preocupação ansiosa do coração dos pastores em lhes poder socorrer em suas premências, vimos solicitar a todos os irmãos e irmãs em nossas comunidades o gesto concreto e solidário que esta hora exige.

Estamos propondo que nesta semana próxima motivemos e recolhamos em todas as nossas comunidades doações em alimentos, roupas e dinheiro para os muitos desabrigados. Poderemos aproveitar os finais de semana 9 e 10, 16 e 17, bem como o muito concorrido dia 13 de maio, para estas coletas em favor de nossos irmãos desabrigados.

Pedimos a todos os pastores que motivem as comunidades para estas Coletas de socorro fraterno, que serão uma manifestação concreta de nossa comunhão eclesial.

As doações recolhidas deverão ser encaminhadas à Caritas Arquidiocesana no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, que às disporá às paróquias e elas mesmas as farão chegar os irmãos que precisam.

Conforme as palavras de São Paulo – tão lembrado por nós neste seu ano jubilar – em circunstância semelhante: “De fato, o serviço desta coleta não deve apenas satisfazer às necessidades dos cristãos, mas há de ser ocasião de dar efusivas ações de graças a Deus. Tal serviço será para eles uma prova; e eles agradecerão a Deus pela obediência que vocês professam ao Evangelho de Cristo e pela generosidade com que vocês repartem os bens com eles e com todos. Eles manifestarão a sua ternura, rezando por vocês por causa da graça extraordinária que Deus concedeu a vocês. Graças sejam dadas a Deus por seu dom extraordinário.” (2 Cor 9, 12 – 15)

Em Jesus e Maria,

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas