Gaudium news > Bento XVI e Cardeal Bertone expressam pesar pela morte do Cardeal Martini

Bento XVI e Cardeal Bertone expressam pesar pela morte do Cardeal Martini

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-09-2012, Gaudium Press) Os italianos, com tristeza, souberam da notícia da morte do Cardeal Carlo Maria Martini, um famoso biblista, intelectual, um pastor que por longos anos serviu na Diocese de Milão próximo.

Cerca de 200 mil pessoas compareceram ao seu velório. O funeral será hoje às 16h, hora local, na Catedral de Milão.

O Santo Padre e o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado vaticano enviaram seus próprios telegramas pessoais de pesar.

Em seu telegrtama, Bento XVI recordou “com gratidão a sua intensa obra apostólica profusa” em vários lugares, “experimentado docente, biblista influente e apreciado reitor da Pontifícia Universidade Pontifícia e do Pontifício Instituto Bíblico” além de “sábio arcebispo desta Arquidiocese ambrosiana”. O Papa ressaltou também o “competente e férvido serviço desenvolvido por ele à Palavra de Deus, abrindo cada vez mais à comunidade eclesial os tesouros da Sagrada Escritura, especialmente através da promoção da Lectio Divina”.

Por sua vez, o Cardeal Bertone recordou o Cardeal Martini como “fiel filho de Santo Inácio de Loyola” que “testemunhou e ensinou a primazia da vida espiritual e ao mesmo tempo a escuta atenta do homem nas suas diversas condições existenciais e sociais”, observou também que o falecido purpurado “soube fazer conhecer e meditar a todos os componentes do Povo de Deus e a tantas pessoas acerca da verdade”.

A imprensa na Itália lembra alguns pensamentos do Cardeal Martini.

A última entrevista com o purpurado suscitou um grande interesse. Nessa entrevista ele fala da necessidade da conversão dos fiéis na Igreja.

A Padre Georg Sporschill, que o entrevistou em Jerusalém, e Federica Radice que o entrevistou no dia 8 de agosto, confessou que “a Igreja está cansada” no Ocidente pelo bem estar que “pesa’.

“A nossa cultura envelheceu, disse, e como solução para este “cansaço” ele deu três conselhos: a conversão, a Palavra de Deus e os sacramentos.

O funeral será celebrado na Catedral de Milão pelo cardeal arcebispo Angelo Scola. O Papa será representado pelo Cardeal Angelo Comastri. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas