Gaudium news > O Papa teve um domingo cheio

O Papa teve um domingo cheio

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 03-09-2012, Gaudium Press) O primeiro domingo de setembro trouxe a necessidade de um grande empenho por parte do Pontífice.

O dia começou com a Missa com seus ex-alunos no encerramento do tradicional círculo de estudos denominado “Ratzinger Schülerkreis”, do qual participam ex-alunos do Papa.

Ao meio-dia Bento XVI apareceu na sacada do pátio interno do Palácio de Verão para a também tradicional oração do Ângelus. Em sua reflexão explicou o sentido da Lei de Deus para os que creem: “a Palavra que guia o homem no caminho da vida, o faz sair da escravidão do egoísmo e o introduz na «terra» da verdadeira liberdade e da vida”. Por isso mesmo, a lei divina não deveria ser vista como “um peso” ou “uma limitação oprimente” para a nossa liberdade. Ela é o dom “mais precioso do Senhor” que testemunha o “seu amor paterno”.

A falsa religiosidade baseada em um mero revestimento, uma cobertura da lei divina para os “interesses com frequência individuais” é “um grave risco” para a religião, disse o Papa.

O Santo Padre afirmou que a nossa responsabilidade em estabelecer de modo justo a lei de Deus na terra é que é a regra de vida. Porém, existe o risco de “repor a sua segurança e a sua alegria em alguma coisa que não é a Palavra do Senhor: nos bens, no poder, em ‘divindades'” vãs.

Ainda no domingo, o Santo Padre saudou os peregrinos libaneses que estavam na Praça e portavam uma faixa que dizia “A Terra Santa te espera”.

Aproximando-se a viagem de Bento XVI ao Líbano, o Papa trtanquilizou-os prometendo suas “as suas orações” e reafirmando sua alegria em poder visitar logo o lindo país deles.

O Santo Padre ainda dirigiu-se aos espanhoes presentes dando continuação a uma reflexão que vem fazendo e convidou-os –falando em espanhol– a seguir o exemplo da Virgem Maria de “cumprir com sinceridade os preceitos de Deus, para com sua ajuda crescer no conhecimento e na prética da virtude”. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas