Gaudium news > Há quinze anos, morria Madre Teresa de Calcutá

Há quinze anos, morria Madre Teresa de Calcutá

Roma (Terça-feira, 04-09-2012, Gaudium Press) Há 15 anos retornou para a casa do Pai, Madre Teresa de Calcutá, “albanesa de sangue, indiana de cidadania” como se apresentava e que fundou as Missionárias da Caridade.

Era pequena de estatura, mas grande de coração e repleta da luz de Cristo, que queria levar ao mundo todo. Ela queria ser somente um lápis nas mãos de Deus. Escolheu exercer seu apostolado junto aos mais abandonados, aos leprosos de Calcutá tornando-se mensageira do amor de Deus em uma terra não cristã.

Madre Teresa de Calcutá 1.jpg
Madre Teresa de Calcutá

Madre Tereza nasceu em 26 de agosto de 1910 em Skopje, na Albania, com o nome civil de Gonxha Agnes Bojaxhiu. Recebeu os sacramentos na tenra idade: aos 5 anos e meio recebeu a Primeira Comunhão e no ano seguinte a Crisma. Aos 18 anos descobre sua vocação.

Em setembro de 1928 entrou para o Instituto da Beata Virgem Maria, conhecido como as “Irmãs do Loreto”, na Irlanda, onde recebe o nome de Mary Teresa, como Santa Teresa de Lisieux.

Em dezembro deste mesmo ano parte para a Índia e chega em Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Ali professa os votos temporários no mês de maio de 1931 e ensina na escola para moças em Entally.

Seis anos depois professa os votos perpétuos e se torna Madre Teresa.

Recebe o seu “chamado no chamado” no dia 10 de setembro de 1946, em um trem durante a viagem para Calcutá para o retiro anual.

Ali sentiu em seu coração o desejo de saciar a sede de Jesus. Ele lhe pede para fundar uma comunidade religiosa dedicada ao serviço dos “mais pobres entre os pobres”.

No dia 17 de agosto de 1948, veste pela primeira vez o sári branco bordado de azul. No final de dezembro, pela primeira vez, vai até a periferia, encontra as famílias e começa as primeiras obras: lavar as feridas de algumas crianças.

Depois de alguns meses se unem a ela algumas de suas ex-alunas.

Sua congregação foi reconhecida oficialmente na Arquidiocese de Calcutá, no dia 7 de outubro de 1950. Quinze anos depois chega o reconhecimento do Direito Pontifício do Papa Paulo VI que a encoraja a abrir uma casa na Venezuela. Depois desse convite haverá outras casas: em Roma, na Tanzânia.

A partir dos anos 60, a Congregação cresceu e, para responder melhor às necessidades espirituais das irmãs, Madre Teresa funda em 1963 os Irmãos Missionários da Caridade. Em 1976 fundou o ramo contemplativo das irmãs, em 1979, os Irmãos Contemplativos. Em 1984 fundou os Padres Missionários da Caridade.

Seu empenho na caridade foi muito apreciado por João Paulo II. Sua causa de beatificação começou a menos de dois anos de sua morte, com a dispensa do tempo de 5 anos.

Em 20 de dezembro de 2000 foram aprovados os decretos sobre suas virtudes heróicas e sobre os milagres atribuidos à sua intercessão.

No dia 19 de outubro de 2003 é proclamada beata por João Paulo II, na Praça São Pedro, para uma multidão de 300 mil pessoas. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas