Gaudium news > “Efatá” do Evangelho “resume em si toda a missão de Cristo”, ensina o Papa

“Efatá” do Evangelho “resume em si toda a missão de Cristo”, ensina o Papa

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 10-09-2012, Gaudium Press) “O fechamento do homem, seu isolamento, não depende somente dos órgãos do sentido. Há um fechamento interior, que diz respeito ao núcleo profundo da pessoa, aquilo que a Bíblia chama de “coração””.

Comentando o Evangelho sobre a cura do surdo-mudo, o Santo Padre falou sobre a surdez espiritual do homem, que é uma consequência do pecado. Afirmou Bento XVI, no Ângelus em Castel Gandolfo,

Na tradicional reflexão antes da recitação da oração, o Papa concentrou-se no significado da palavra “Efatá – abre-te” que “resume em si toda a missão de Cristo”. Porque sua missão foi aquela de “libertar, para nos tornar capazes de viver plenamente a relação com Deus e com os outros”.

O Senhor “se fez homem para que o homem, que se tornou interiormente surdo e mudo pelo pecado, se torne capaz de ouvir a voz de Deus, a voz do Amor que fala ao seu coração, e assim aprenda a falar, por sua vez, a linguagem do amor, a comunicar com Deus e com os outros”.

Bento XVI recordou que aquele gesto e as palavras de Cristo da cura do surdo-mudo, antes fechado e isolado pela impossibilidade de comunicação, foi trazido para o rito do Batismo, “como um dos sinais que explicam seu significado: o sacerdote, tocando a boca e as orelhas do novo batizado diz: “Efatá”, pedindo que possa logo escutar a Palavra de Deus e professar a fé”.

Com aquele gesto Jesus “evoca o itinerário pelo qual se chega à conversão pela qual se chega à confissão da fé autêntica, proclamada com los lábios e professada no coração”, observou o Papa.(AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas