Gaudium news > Viagem do Papa ao Líbano confirma sua vontade de estar na região neste momento

Viagem do Papa ao Líbano confirma sua vontade de estar na região neste momento

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 11-09-2012, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira Bento XVI irá ao Líbano e, pela quarta vez em uma viagem internacional, visitará um país do Oriente Médio.

Por causa do conflito na Síria, houve dúvida por parte da opinião pública, de que fosse possível realizar esta viagem. Mas, por parte da Santa Sé, “nunca foi colocado em discussão. Certamente é um sinal para o Santo Padre ir nessa área para participar e encorajar, como mensageiro de paz”. Disse aos jornalistas o Padre Federico Lombardi em um briefing de apresentação da viagem.

O encarregado de imprensa da Santa Sé quis salientar que não se trata de uma visita de um chefe de Estado, mas de um chefe religioso, e por isso não se pode ter “expectativas com grandes intervenções políticas”. É uma viagem de assinatura e entrega da exortação apostólica pós-sinodal “Ecclesia in Medio Oriente” com temas pastorais e eclesiais.

Bento XVI será o terceiro pontífice a visitar o Líbano, depois de Paulo VI e João Paulo II. O Papa terá como acompanhantes em sua comitiva o Cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone; o Substituto Mons. Giovanni Ângelo Becciu; o Cardeal Leonardo Sardi, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; o Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; o Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; e Dom Nikola Eterovi?, Secretário Geral para o Sínodo dos Bispos.

Farão parte também da comitiva Papal os secretários particulares Dom Georg Gänswein e Dom Alfred Xuereb. Como representantes da segurança vaticana viajarão: o chefe da Gendarmeria Vaticana, Domenico Giani e cinco gendarmes; além do vice-comandante Ten. Cel. Christoph Graf e o Sargento-mor Daniel Koch da Guarda Suíça Pontifícia.

Padre Lombardi disse que a preparação da visita do Papa ao Líbano foi feita com muita cuidado e atenção, em “um clima de satisfação e de cordial boas vindas pela maior parte das pessoas e da sociedade”. Também por seus colaboradores a viagem é vista “com esperança e confiança” e sem “preocupação: a viagem é “vista como uma mensagem positiva da paz” para a região”.

O dia da chegada coincide com a festa da Exaltação da Santa Cruz, 14 de setembro.

O ponto central da viagem será a assinatura da exortação apostólica “Ecclesia in Medio Oriente” que se coloca na continuação das precedentes exortações sobre os vários continentes, publicadas no pontificado de João Paulo II.

O documento a ser assinado no Líbano é fruto da primeira Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, realizado no Vaticano em outubro de 2010.

A viagem ao Líbano terá também o objetivo de encontrar todos os quatro patriarcas da Igreja Católica: greco-melquita, armênia católica, maronita e siro católica. O Papa ficará em Beirute e suas imediações, no centro do país, a região mais tranquila do país. O que permitirá visitas aos lugares ligados aos quatro patriarcas. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas