Gaudium news > Presidente do Chile confirma presença em evento que marca 25 anos da assinatura de tratado de paz entre o país e Argentina

Presidente do Chile confirma presença em evento que marca 25 anos da assinatura de tratado de paz entre o país e Argentina

Santiago (Segunda, 11-05-2009, Gaudium Press) O ministro da presidência chilena, José Antonio Vieira-Gallo, acertou na última sexta-feira com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, detalhes da visita da presidente Michelle Bachelet ao Vaticano em novembro em comemoração aos 25 anos da assinatura de um tratado de paz entre Chile e Argentina, firmado em 29 de novembro de 1985 após anos de mediação do então papa João Paulo II. Uma carta entregue pelo ministro ao representante do Vaticano confirmou o evento e a presença de Bachelet.

A comemoração será em 29 de novembro na Casina Pio IV, em Roma. A presidente da Argentina Cristina Fernández Kirchner também participará do evento.

Argentina e Chile disputaram por muito tempo as ilhas Picton, Nova e Lennox, situadas no canal de Beagle, região fronteiriça do extremo sul da América Latina, perto da Terra do Fogo. Em 1978 o Vaticano começou a mediar uma negociação terminada em 1985, encerrando o conflito e dando a jurisdição das ilhas ao governo do Chile por meio da assinatura de um tratado de paz e amizade.

As ilhas estão na parte oriental do canal de Beagle, e acredita-se que foram alvo de disputa pelas riquezas naturais que oferecem e também pela posição estratégica.

Em dezembro do ano passado, Maipú, no Chile, e Luján, em Buenos Aires, receberam celebrações em comemoração aos 30 anos do início da negociação que evitou a guerra entre os vizinhos latinos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas