Gaudium news > Protesto contra violência enche escadaria de Assembleia do Rio com 17 mil pedras brancas

Protesto contra violência enche escadaria de Assembleia do Rio com 17 mil pedras brancas

Rio de Janeiro (Segunda, 11-05-2009, Gaudium Press) Dezessete mil pedras brancas, colocadas sobre um pó avermelhado, encheram na manhã desta segunda-feira as escadas que dão acesso à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, no Palácio Tiradentes. Batizado de “Cidadania Apedrejada”, protesto foi promovido pela ONG Rio de Paz para lembrar os mortos pela violência no estado de 2007 a hoje.

O ato também tem por objetivo pressionar os deputados estaduais para que, por meio de assinaturas, exijam do governo mais transparência nas políticas de segurança pública referentes à redução do número de homicídios e mais diálogo com representantes da sociedade civil.

Segundo o presidente do Movimento Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, mais de 2.200 pessoas foram assassinadas neste ano. O índice proporciona uma média de 500 mortes dolosas por mês.

“Não somos contra o confronto. Não achamos que a miséria justifica atos de barbárie. Contudo, acreditamos que não há necessidade de usar a força quando se pode usar a cabeça, de invadir quando não há intenção de ocupar.

Queremos que a lei seja cumprida e que o valor incalculável da vida humana seja respeitado”, afirma Costa sobre a atual política de segurança do governo do Rio, que admite, por exemplo, invasões em favelas e em áreas dominadas pelo tráfico de drogas.

A manifestação termina às 19h, quando os integrantes da ONG e parentes de vítimas acenderão velas e ficarão em silêncio por cinco minutos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas