Gaudium news > Papa recebe 120 novos Bispos que fazem Curso em Roma

Papa recebe 120 novos Bispos que fazem Curso em Roma

Castel Gandolfo (Quinta- feira, 20-09-2012, Gaudium PRESS) – Na manhã de hoje, cerca de 120 participantes do Encontro para os prelados recentemente nomeados –promovido pela Congregação para os Bispos– foram recebidos pelo Papa Bento XVI, em Castel Gandolfo.

O Papa disse a eles que o Encontro, este ano, assume um relevo especial, porque se realiza na vigília do Ano da Fé, dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e da 30ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema da Nova Evangelização

BentoXVI_Portugal_AosBispos2.png
“Não se pode estar a serviço dos homens sem antes
ser servos de Deus”,lembrou o Papa

Para o Santo Padre, a preocupação prioritária dos Bispos deve ser promover e apoiar um empenho eclesial mais convicto a favor da nova evangelização. A evangelização não é obra de alguns especialistas, recordou o Papa, mas de todo o povo de Deus, sob a guia dos Pastores. Todo fiel, na e com a comunidade eclesial, deve sentir-se responsável pelo anúncio e pelo testemunho do Evangelho.

Para Bento XVI, a nova evangelização teve início justamente com o Concílio.
“Eu os encorajo a trabalhar para que a todos sejam apresentados os conteúdos essenciais da fé, para responder inclusive aos interrogativos que o nosso mundo tecnológico e globalizado nos põe. A realidade em que vivemos exige que o cristão tenha uma sólida formação!”, disse o Papa.

O Bispo deve oferecer o exemplo de uma vida vivida no abandono confiante em Deus: “Não se pode estar a serviço dos homens sem antes ser servos de Deus.” A fé requer testemunhas críveis, lembrou o Pontífice.

Bento XVI pediu que os Bispos estejam próximos aos sacerdotes, “os primeiros e preciosos colaboradores em levar Deus aos homens e os homens a Deus”. Que, do mesmo modo, devem estar atentos aos pobres e aos que sofrem, particularmente próximos às famílias. E uma atenção especial aos seminaristas, para que recebam uma formação humana, espiritual, teológica e pastoral adequada.

Participam deste curso promovido pela Congregação para os Bispos cerca de 20 prelados vindos do Brasil.(JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas