Gaudium news > Sínodo, Ano da Fé e canonizações serão os principais compromissos de Bento XVI em outubro

Sínodo, Ano da Fé e canonizações serão os principais compromissos de Bento XVI em outubro

Cidade do Vaticano (RV) – Os principais compromissos de Bento XVI para o mês de outubro foram anunciados hoje pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Mons. Guido Marini.

Em três ocasiões distintas realizados os principais compromissos de Bento XVI para o próximo mês: o Sínodo sobre a Nova Evangelização, a abertura do Ano da Fé e a canonização de sete Beatos.bento_xvi.JPG

O mês de outubro começará para o Papa em duas etapas. Três dias antes de presidir à missa de abertura do encontro sobre a Nova Evangelização, programada para as 9h30 de domingo, dia 7, na Basílica de São Pedro, Bento XVI irá a Loreto, na região italiana das Marcas. Ali rezará aos pés da Virgem da Santa Casa e confiará a ela o bom êxito da reunião sinodal, exatamente como fez, há cinqüenta anos atrás, o Papa João XXIII na vigília do Concílio Vaticano II. .

A missa inaugural do Sínodo dos Bispos, no dia 7 de outubro, será também ocasião para o Pontífice proclamar Santa Ildegarda de Bingen e São João d’Avila como “Doutores da Igreja”.

O dia 11 de outubro será outra data importante nesse mês: durante a celebração eucarística que terá início às 10h locais, na Basílica de São Pedro, Bento XVI abrirá solenemente o Ano da Fé.

No domingo, 21 de outubro, o Papa preside outro evento especial. Em pleno Sínodo sobre a Nova Evangelização, o Papa entrega para a veneração universal da Igreja sete testemunhas da fé de épocas diferentes.
Durante a Santa Missa, às 9h30 desse dia, serão canoizados os Beatos Giacomo Berthieu, Pedro Calungsod, Giovanni Battista Piamarta, Maria do Monte Carmelo Sallés y Barangueras, Marianna Cope, Anna Schäffer e Caterina Tekakwitha, a primeira india pele-vermelha a ser canonizada.

Ainda nesse mês de outubro, o Santo Padre presidirá à missa de conclusão do Sínodo.

No início de novembro haverá, como tem acontecido todos os anos, dois momentos de intenso recolhimento espiritual: no dia 2, às 18h locais, descerá até a Cripta vaticana para rezar diante do túmulo dos Pontífices e, no dia seguinte, às 11h30, celebrará, na Basílica de São Pedro, a missa em sufrágio das almas dos bispos, arcebispos e cardeais falecidos nos últimos doze meses. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas