Gaudium news > Papa recebe Bispos da França em visita ad limina

Papa recebe Bispos da França em visita ad limina

Castel Gandolfo (Sexta-feira, 21-09-2012, Gaudium Press) – Um grupo de Bispos formado por 32 prelados, proveniente da região da Bretanha, noroeste da França, que realizam a visita “ad limina”, foram recebidos nessa sexta-feira por sua Santidade Bento XVI, em Castel Gandolfo, onde o Santo Padre ainda se encontra.Papa_bento.jpg

Em seu discurso, o Papa lembrou que se trata do primeiro encontro com eles desde a viagem apostólica que realizou à França, em 2008. Em seguida, Bento XVI tratou de alguns temas relacionados com a vida da Igreja francesa, tais como a revitalização das paróquias, a colaboração dos leigos e a defesa da vida e da família.

O Papa recordou ao grupo de prelados que o próximo Ano da Fé, –que marcará os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II–, assume uma relevância muito especial no caso da França por ter ela uma sociedade fortemente secularizada. A secularização, disse ele, provoca a procura de uma resposta com coragem e otimismo, que proponha com audácia e inventividade a novidade permanente do Evangelho.

O Pontífice tratou especialmente também do relacionamento entre bispos e padres: “O bispo diocesano é chamado a manifestar em deferência aos seus padres uma solicitude especial, mais especialmente aos recém-ordenados, aos necessitados ou idosos.” O Papa os encoraja em seus esforços para acolher os sacerdotes sem se cansar, para agir com eles com um coração de pai e de mãe e os “considerar como filhos e amigos” (Lumen Gentium, n.28).

“Sem dúvida, –confirmou o Papa– em nossos dias os operários do Evangelho são poucos. É, pois, urgente pedir ao Pai enviar operários para a missão (cf. Lc 10,2). É preciso rezar e fazer rezar nesta intenção e os encorajo a seguir com a maior atenção a formação dos seminaristas”, disse o Papa, antes de relembrar aos prelados que a visita “ad Limina” dos bispos franceses realiza-se em três fases, sendo a última delas programada para o dia 3 de dezembro próximo. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas