Gaudium news > Papa orienta participantes do Congresso: O Concílio Vaticano II à luz dos arquivos dos padres conciliares

Papa orienta participantes do Congresso: O Concílio Vaticano II à luz dos arquivos dos padres conciliares

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-10-2012, Gaudium Press) – O Santo Padre orientou os participantes do Congresso internacional de estudos sobre “O Concílio Vaticano II à luz dos arquivos dos padres conciliares” enviando-lhes uma mensagem na última quarta-feira.

Em sua mensagem o Papa afirma sua proximidade paternal e expressa seu apreço pela louvável iniciativa levada a frente pelo Pontifício Comitê de Ciências Históricas.

“O estudo cuidadoso das fontes é desde sempre um momento essencial da pesquisa histórica: ela exige intuição na sua identificação, paciência e aplicação em seu estudo, precisão e sabedoria em sua interpretação” – frisa o pontífice.
“A hermenêutica dos textos conciliares, mesmo permanecendo matéria essencialmente teológica, pode se beneficiar de muitas formas da ajuda que vem de um uso adequado das ciências históricas” – destaca ainda Bento XVI.

Antes de concluir sua mensagem e desejar um desempenho profícuo dos trabalhos do congresso, o Sumo Pontífice sublinhou que testemunhos dos padres sinodais e também daqueles que participaram do Concílio, “contribuem para manter vivo diante de nossos olhos o afresco daquele evento que tem muito significado para a vida da Igreja”. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas