Gaudium news > Sínodo dos bispos tem a maior participação de toda a história do evento

Sínodo dos bispos tem a maior participação de toda a história do evento

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08-10-2012, Gaudium Press) O Sumo Pontífice, Papa Bento XVI, inaugurou neste domingo a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que tem o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, com uma presença recorde de participantes em toda a história da assembleia.

Foi o próprio Papa Bento XVI quem teve a iniciativa de fazer a convocação no dia 24 de outubro de 2010, no final do Sínodo especial para o Médio Oriente, estão reunidos mais de 262 cardeais, arcebispos e bispos, majoritariamente designados pelas conferências episcopais (172), a que se juntam peritos e outros convidados, incluindo representantes de outras 15 Igrejas cristãs.

SS. Benedetto XVI-Aula del Sinodo-1a Congregazione Generale 08-10-2012 b.jpg
O Papa Bento XVI inaugurou  o 13º Sínodo dos Bispos, domingo, na Praça de São Pedro.

A maioria dos participantes, também denominados padres sinodais, chegou da Europa (103), seguindo-se a América (63), África (50), Ásia (39) e Oceânia (7).

O Sínodo dos Bispos foi inaugurado pelo Papa na Praça de São Pedro, do Vaticano, numa missa. Ele vai prolongar-se até o próximo dia 28.

Como presidentes e delegados, o sínodo tem os cardeais John Tong Hon (bispo de Hong Kong, China), Francisco Robles Ortega (arcebispo de Guadalajara, México) e Laurent Monsengwo Pasinya (arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo).

A função de relator geral será do cardeal Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (Estados Unidos da América), e D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Montpellier (França), será o secretário especial.

Bento XVI nomeou 12 cardeais, 20 bispos e quatro padres para participarem no Sínodo e aprovou a escolha de 45 peritos (‘adiutores secretarii specialis’), entre os quais 7 religiosas e 3 leigas, e 49 ouvintes (‘auditores’), incluindo 19 mulheres.

Estão previstos 23 encontros (congregações) gerais, nas quais cada interveniente dispõe de 5 minutos para falar, e 8 sessões de trabalhos de grupos.

O Sínodo dos Bispos, criado pelo Papa Paulo VI em 1965, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. (EA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas