Gaudium news > Santuário de Cristo Rei, em Portugal, festeja cinquentenário

Santuário de Cristo Rei, em Portugal, festeja cinquentenário

Almada (Segunda, 18-05-2009, Gaudium Press) Uma missa assistida por milhares de fiéis encerrou neste domingo as celebrações pelos 50 anos de criação do Santuário português de Cristo Rei, na cidade de Almada, vizinha à capital Lisboa. O Santuário foi inaugurado junto com o monumento que lhe dá nome, inspirado, por sua vez, no Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Enquanto o Redentor tem os braços abertos para a Guanabara, o Cristo português tem os seus voltados para Lisboa.

A celebração do cinquentenário foi presidida pelo cardeal português José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos. Ele foi enviado diretamente pelo Papa Bento XVI, que parabenizou a Igreja portuguesa pela data durante seu discurso no Regina Coeli de ontem. Bento XVI pediu que Portugal seja “fiel na fé católica, fértil na santidade, próspero na economia, justo na partilha da riqueza, fraterno no desenvolvimento, alegre no serviço público”.

Em sua homilia, o cardeal Martins destacou a dimensão nacional do Santuário e a sua importância como “símbolo de paz” e classificou a comemoração de “uma expressão de reiterada gratidão nacional, mas também de renovado empenho pessoal, comunitário e eclesial”.

“Construído com a colaboração de muitos – e também graças à renúncia e partilha de milhares de crianças – é um gesto coletivo da Igreja de Portugal, que exprime a comunhão entre todos os seus filhos, pastores e leigos”, afirmou, durante a homilia da celebração.

Ele destacou ainda o fato de o Santuário contar também com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Portugal.

A celebração teve início às 16h, com uma saudação do bispo de Setúbal, dom Gilberto Canavarro Reis. Mais de 20 bispos portugueses, representantes dos episcopados lusófonos e líderes militares e políticos marcaram presença na celebração, com destaque para o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

Também estava presente à cerimônia o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que oficializou em ato após a homilia a “irmandade” entre o Santuário de Cristo Rei e o Santuário do Cristo Redentor, no Rio. Além dos dois prelados, assinaram o documento os respectivos reitores, tendo ainda havido troca simbólica de imagens dos respectivos Cristos.

O arcebispo do Rio de Janeiro destacou, na sua intervenção, a “cultura religiosa” que Portugal levou para o Brasil. Dom Gilberto Reis, por seu lado, disse que espera que o gesto “estimule o nosso mundo a ser um mundo de laços cada vez mais profundos e variados, que globalizem o amor e a paz”.

A missa foi encerrada com a renovação da renovação da Consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus, lida pelo cardeal Saraiva Martins, e com o agradecimento do presidente da Conferência Episcopal portuguesa, dom Jorge Ortiga, ao cardeal e ao Papa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas