Gaudium news > Bispos da América Latina falam em união em comunicado final após assembleia

Bispos da América Latina falam em união em comunicado final após assembleia

Manágua (Segunda, 18-05-2009, Gaudium Press) Após os quatro dias de discussões previstos, os bispos das 22 conferências episcopais da América Latina reunidos em Manágua, capital da Nicarágua, divulgaram hoje um comunicado conjunto sobre o resultado da 32ª assembleia do Celam (Conselho Episcopal Latinoamericano).

A Assembleia, que terminou no último dia 15, tinha por objeitvo dicusitur as questões levantadas pelo último encontro, em Aparecida, no Brasil, cujo foco foram os trabalhos missionários. Segundo o documento desta assembleia, o chamado de Aparecida “está dando seus frutos”.

No texto, os bispos se declaram conscientes das dificuldades e das resistências ligadas ao processo de renovação das estruturas eclesiais e da formação dos agentes de pastoral. Eles afirmam, no entanto, que a principal tarefa da Igreja na região, de criar uma cultura sobre os valores do evangelho, foi alcançada e possibilitou criar “um tecido social com a própria identidade, fraterno, solidário e aberto além de suas fronteiras”.

Os religiosos manifestaram ainda repúdio contra os ataques sofridos por instituições e membros da Igreja em alguns países, como na Venezuela, e solidariedade “com os irmãos que foram objeto de calúnia, de descrédito e até mesmo de violência”.

Sem apontar soluções, os bispos abordaram no documento ainda desafios contemporâneos e comuns a quase todos os países da região, como a crise econômica global, a pobreza, modelos políticos populistas, a fragilidade dos Estados em garantir plenamente os direitos humanos e a tentativa de sufocamento da liberdade religiosa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas