Gaudium news > Na audiência geral da semana, Papa fala sobre viagem à Terra Santa e uso da internet

Na audiência geral da semana, Papa fala sobre viagem à Terra Santa e uso da internet

Cidade do Vaticano (Quarta, 20-05-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI fez um minucioso balanço de sua mais recente viagem apostólica, à Terra Santa, para os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral de hoje. Após um breve comentário durante o Regina Coeli, no último domingo o pontífice havia prometido que se aprofundaria um pouco mais sobre os resultados de sua passagem pela região do Oriente Médio.

Segundo Bento XVI, a viagem foi “uma peregrinação às origens de nossa fé que contemplou a visita pastoral às comunidades cristãs que viram o nascimento, a morte e a ressurreição de Nosso Senhor”. Ele agradeceu todas as autoridades, civis e religiosas que o receberam nos lugares por onde passou, nomeadamente “o Patriarca Latino, os bispos de vários ritos, os sacerdotes, a Igreja local, os frades franciscanos da Custódia da Terra Santa”. Agradeceu ainda o Rei e da Rainha da Jordânia e os presidentes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina.

Após destacar que o apoio às comunidades cristãs na Terra Santa teve particular importância por elas representarem “a continuidade da presença cristã ali onde se originou”, Bento XVI afirmou ainda que quis recordar a judeus, cristãos e muçulmanos o nosso compromisso como fiéis em um único Deus, na promoção do respeito, da reconciliação e da cooperação, a serviço da paz.

“Apesar das vicissitudes que marcaram os lugares santos por tantos séculos; apesar das guerras, das destruições; e infelizmente, dos conflitos entre cristãos, a Igreja continuou com sua missão, animada pelo Espírito do Senhor Ressuscitado. Ela caminha rumo à plena unidade, para que o mundo acredite no amor de Deus e sinta o prazer de sua paz”.

Após ilustrar as etapas mais significativas de seu itinerário, dia a dia, de Amã a Belém, o papa pediu a todos os peregrinos que se unam a ele na oração pelas necessidades da Igreja no Oriente Médio e pelo dom da paz para toda a região, “enquanto nos preparamos para a Festa da Ascensão do Senhor que celebraremos amanhã no Vaticano.

Como de praxe, o Papa saudou os diversos grupos de fiéis presentes na Praça de São Pedro em suas respectivas línguas – inclusive o português – e, tendo como mote a celebração do Dia Mundial das Comunicações no próximo domingo, fez uma breve apelo, especialmente aos jovens, para que utilizem a internet de uma maneira “positiva”, para “construir laços de amizade e solidariedade que possam contribuir para um mundo melhor” e para o testemunho de suas fés.

“Gostaria de exortar todos aqueles que acessam o ciberespaço a estarem atentos em manter e promover uma cultura de respeito, de diálogo e de autêntica amizade, na qual os valores da verdade, da harmonia e do entendimento podem florescer”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas