Gaudium news > Vaticano envia representante para Mutirão de Comunicação em Porto Alegre

Vaticano envia representante para Mutirão de Comunicação em Porto Alegre

São Paulo (Quarta, 20-05-2009, Gaudium Press) O Vaticano confirmou na semana passada a presença do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, monsenhor Claudio Maria Celli, no Mutirão de Comunicação – América Latina e Caribe, que será realizado entre os dias 12 e 17 de julho em Porto Alegre (RS), Brasil.

Monsenhor Celli discursará na abertura solene do evento, sediado este ano pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), falando sobre o tema central do encontro – “Processos de Comunicação e Cultura Solidária”. Ele participará ainda de um debate sobre livre comunicação no dia seguinte.

Além disso, o Pontifício Conselho contará também com um espaço fixo na plenária do evento, no qual poderá apresentar novos projetos de comunicação à pastoral da comunicação e à RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina.

Em carta dirigida a monsenhor Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre e presidente do Mutirão de Comunicação, monsenhor Celli considerou que o evento “sem dúvida abrirá novos espaços à comunicação eclesial do continente”.

O Mutirão ocorre no Brasil desde 1998, por iniciativa de setores da Igreja Católica. A partir de 2001, passou a ser realizado também em países da América Latina e do Caribe, pela Organização Latino americana e Caribenha de Comunicação. Neste ano, ambas iniciativas se fundiram.

O Mutirão está divido este ano em três frentes temáticas: Novos cenários político-sociais e processos de comunicação, Economia e comunicação na era digital e Comunicação no diálogo das culturas. O objetivo do evento é promover espaços de diálogo sobre os processos de comunicação, “à luz da cultura solidaria, na construção de uma sociedade comprometida com a justiça, à liberdade e a paz”, conforme os organizadores.

O evento na PUC de Porto Alegre deverá reunir cerca de três mil comunicadores, entre bispos, presbíteros, religiosos, profissionais, estudantes, professores e o público em geral.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas