Gaudium news > Arquidiocese de Brasília disponibiliza suas paróquias para coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa

Arquidiocese de Brasília disponibiliza suas paróquias para coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa

Brasília (Terça, 20-05-2009, Gaudium Press) Fazendo sua parte pela Campanha Ficha Lima, a arquidiocese de Brasília colocou à disposição até o dia 31 de maio todas as suas paróquias e pastorais para coleta de assinaturas em prol da iniciativa. O objetivo é conseguir 1 milhão e 300 mil assinaturas até o início do segundo semestre para levar ao congresso o projeto de lei de iniciativa popular da Lei de inelegibilidade, que impede a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes como lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas, improbidade administrativa entre outros. A lei também impede a candidatura de políticos que renunciaram ao mandato para fugir da cassação.

De acordo com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a iniciativa continuará enquanto a meta não for atingida.

Se a meta for atingida – 700 mil assinaturas já foram obtidas, de acordo com o MCCE -, é possível que a lei seja válida já no pleito do ano que vem. O projeto da nova lei dá continuidade à lei 9840, publicada em setembro de 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que veta doações ou oferecimento de qualquer tipo a eleitores a fim de obter vantagem, desde o registro da candidatura até a eleição.

“Não se trata de uma condenação. É uma medida restritiva”, diz o juiz eleitoral Marlon Reis, que participa da campanha. “O Brasil que estamos propondo é um Brasil que se respeita mais e tem critérios na escolha de seus candidatos”, afirma.

A Mobilização instalou pontos de coleta de assinatura nas paróquias e também em pontos estratégicos da cidade a fim dar maior estímulo na participação dos cidadãos. Para o correto preenchimento dos Formulários é necessário os dados exatos constantes no título de eleitor.

Os formulários para a coleta de assinaturas foram encaminhados para todas as paróquias do Distrito Federal.

O texto do Projeto está disponível no sitio do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (www.mcce.org.br), endereço onde também pode ser encontrado o formulário.

Serviço:
As assinaturas devem ser enviadas pelo correio – o Congresso exige assinaturas à mão – ao endereço: SAS, Quadra 05, Lote 2, Bloco N, 1º andar – CEP: 70.438-900, Brasília – Distrito Federal.

Mais informações:
61.2193.9658; ou pelo email [email protected]

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas