Gaudium news > Cardeal Hummes divulga carta sobre a celebração do Ano Sacerdotal

Cardeal Hummes divulga carta sobre a celebração do Ano Sacerdotal

Cidade do Vaticano (Quinta, 21-05-2009, Gaudium Press) O cardeal brasileiro dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero – dicastério da cúria responsável pelos assuntos relacionados ao papel dos padres, sacerdotes e representantes da Igreja em geral -, divulgou hoje documento em que discorre sobre a importância da convocação do Ano Sacerdotal, que tem início no próximo dia 19 de junho, pelo Papa Bento XVI.

O Ano Sacerdotal foi convocado pelo pontífice como forma de homenagear São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, morto há 150 anos. Vianney é considerado o padroeiro dos sacerdotes.

O Ano, cujo início no dia 19 coincide com a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus e com o Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal, também visa a incentivar a reflexão sobre o trabalho dos padres, párocos e seminaristas e “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”, conforme declarou o Papa ao anunciar a sua realização.

Durante o ano jubilar, está prevista ainda a publicação de documentos com diretrizes para os diversos ofícios sacerdotais, como um “Diretório para os Confessores e Diretores Espirituais”.

Segundo o cardeal Hummes, a realização do Ano foi muito bem recebida pelos sacerdotes e servirá para manifestar o apoio e a confiança da Igreja no trabalho dos religiosos.

“Todos queremos nos empenhar, com determinação, profundidade e fervor, a fim de que seja um ano amplamente celebrado em todo o mundo, com toda a sua grandeza e com a participação do nosso povo católico, que sem dúvida ama seus sacerdotes e quer vê-los felizes, santos e repletos de alegria Eles são importantes não somente por aquilo que fazem, mas por aquilo que são”, declarou o cardeal.

Assuntos polêmicos envolvendo religiosos também terão espaço nas discussões, mas pequeno, relativo ao percentual dos casos. Ainda que vários padres tenham se envolvido nos últimos anos em graves crimes, o purpurado brasileiro ressalta que esses são minoria absoluta dentre o total do clero. “A imensa maioria dos sacerdotes são pessoas digníssimas, dedicadas ao ministério, homens de oração e de caridade pastoral, que vivem para atuar a própria vocação e missão com grandes sacrifícios pessoais, solidários para com os pobres e com quem sofre.”

Durante esse período, está prevista a realização de encontros de estudos, jornadas de reflexão, exercícios espirituais específicos, conferências e semanas teológicas.

Dom Hummes recomendeu a todas as paróquias que participem da inauguração do Ano Sacerdotal com um ato litúrgico específico em suas igrejas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas