Gaudium news > “Já podemos ficar tranquilos” diz prefeito da capital mexicana sobre gripe A

“Já podemos ficar tranquilos” diz prefeito da capital mexicana sobre gripe A

Cidade do México (Quinta, 21-05-2009, Gaudium Press) A diminuição no ritmo da comunicação de casos e mortes ligados à doença fez com que o governo da Cidade do México decretou nesta quinta-feira o fim do alerta sanitário regional para a gripe suína – a gripe A (H1N1) -, estabelecido em 23 de abril passado. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) todo o México registra, atualmente, 3.892 casos e 75 mortes confirmados de gripe suína.

“Já podemos ficar tranquilos”, disse o prefeito Marcelo Ebrard.

O alerta da região metropolitana de Cidade do México começou a cair nesta quarta-feira (20), quando passou de laranja para amarelo, o que exigia a manutenção de cuidados nas escolas e no comércio. Nesta quinta-feira, baixou de amarelo para verde. Com isso, tanto as escolas quanto o comércio podem voltar a funcionar normalmente.

O México, de acordo com a imprensa internacional, foi o epicentro de transmissão da doença. No auge da transmissão gripe A, a Cidade do México, com cerca de 8 milhões de pessoas, era a região do país mais atingida. Entre as restrições impostas pelas autoridades para tentar conter a doença havia o fechamento de todos os lugares públicos de grande concentração de pessoas, como escolas, bares, restaurantes e estádios.

Em comunicado, o comitê científico de vigilância epidemiológica e sanitária da Cidade do México disse que o último caso de contágio de gripe suína na cidade ocorreu há sete dias. O órgão confirmou ainda que nenhum contágio foi confirmado após o retorno de 2 milhões de estudantes às aulas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas