Gaudium news > Presidentes búlgaro e macedônio são recebidos em audiência por Bento XVI

Presidentes búlgaro e macedônio são recebidos em audiência por Bento XVI

Cidade do Vaticano (Sexta, 22-05-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu hoje pela manhã em audiência na biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano, o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, e o presidente da Macedônia, Gjeorge Ivanov. Foi uma visita de cortesia. Ambas as delegações com os chefes-de-estado estavam na cidade por conta da festa de São Cirilo e de seu irmão, Metódio, santos considerados patronos da Europa – especificamente, da Macedônia – e grandes disseminadores do cristianismo, nas línguas eslavas, durante o século IX.

O presidente búlgaro estava acompanhado de mais vinte pessoas. Entre elas estavam o presidente da Conferência Episcopal Búlgara, monsenhor Christo Proykov; o metropolita dos russos, s.e. Neofit; o bispo para os ortodoxos na Europa Central, s.e. Tichon; o ministro da Cultura da Bulgária, Stefano Danilov; o embaixador búlgaro junto à Santa Sé, Valentin Bozhilov; e a representante do país ante a Unesco, Irina Bokova.

A visita presidencial começou com uma breve conversa privada com Bento XVI, da qual se seguiu a apresentação da delegação búlgara. Ao fim do encontro, o pontífice fez um pequeno discurso de saudação em francês e trocou presentes com os visitantes. O presidente Parvanov deu ao Papa uma cópia da imagem da virgem Madonna, famosa pelos milagres na Búlgaria e cujo original se encontra em um monastério em Bachovo. Bento XVI, por sua vez, presenteou o mandatário búlgaro com uma medalha de ouro de seu pontificado.

Após a audiência com o Papa, Georgi Parvanov reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone. Ao final dos encontros, o presidente da Bulgária esteve na área das grutas vaticanas, onde visitou a tumba de João Paulo II.

O presidente macedônio, por sua vez, estava acompanhado de sua esposa, Maja, e de uma delegação oficial de 10 pessoas – além de mais 10, da Igreja. Dentre elas estavam o bispo da diocese Skopje e Esarca Apostólico, monsenhor Kiro Stojanov, o metropolita de Debar e Kicevo, s.e. Timopthy, o bispo de Heraclea, s.e. Kliment; a ministra da Cultura da Macedônia, Elizabeta Kanceska-Milevska; o embaixador do país ante a Santa Sé, Bartolomej Kajtazi; e dos diretor dos Arquivos de Estado da Macedônia, Valentina Bozinovska e Zoran Todorovskai.

Após um discurso em inglês de Bento XVI, o presidente macedônio presenteou o Papa com uma imagem em baixo relevo de São Mateus. O Papa, por sua vez, retribuiu o macedônio também com uma medalha em ouro de seu pontificado.

Após a audiência, o presidente da Macedônia também foi recebido pelo cardeal Bertone.

No domingo, o mandatário macedônio fará uma visita à tumba de São Cirilo, na Igreja de São Clemente, em Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas