Gaudium news > Presidente da Conferência Episcopal do Chile elogia perfil e gestão de Michele Bachelet

Presidente da Conferência Episcopal do Chile elogia perfil e gestão de Michele Bachelet

Valparaíso (Sexta, 22-05-2009, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal do Chile, monsenhor Alejandro Goic elogiou ontem o discurso da presidente Michele Bachelet na sede do Congresso Nacional, na cidade de Valparaíso, durante uma solenidade que comemorou o Tratado de Ancón, documento que deu ao Chile em 1883 a posse do território de Iquique, na região de Tarapacá. De 1879 até a assinatura do tratado, Peru, Chile e Bolívia disputaram na Guerra do Pacífico a autonomia sobre a região.

Depois do discurso da presidente, o prelado disse que a mensagem foi “muito positiva” e valorizou a atenção dada pelo governo federal à área social, “muito desenvolvida” na atual gestão.

“Minha impressão do discurso é tremendamente positiva. Creio que isso é uma festa democrática. A máxima autoridade do país detalhando a agenda social diante de todos os poderes do estado indica a maturidade de nossa democracia”, disse monsenhor Goic.

Sobre as características pessoais da chefe de estado, Goic disse valorizar “sua capacidade de procurar unir todos os chilenos; ela sinalou claramente que há divergências legítimas no modo de ver as coisas, mas que o objetivo comum é o Chile, e que somente o diálogo racional, o diálogo sábio é capaz de construir a pátria justa e digna para todos”.

Ao final do discurso, o bispo pediu que os políticos, na próxima campanha presidencial, tenham como eixo central “seu projeto de governo e seu debate político”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas