Gaudium news > Movimento religioso de apoio à cidadania em Pernambuco completa 40 anos

Movimento religioso de apoio à cidadania em Pernambuco completa 40 anos

São Paulo (Terça, 26-05-2009, Gaudium Press) Motivada pela repressão política que o Brasil sofria no final da década de 1960, a arquidiocese de Recife e Olinda criou em 25 de maio de 1969, na Igreja do Divino Espírito Santo, o Encontro de Irmãos, grupo pautado pelo objetivo de “manter e defender a unidade do povo”, de acordo com a própria arquidiocese. O grupo completou ontem 40 anos de vida dedicada à “luta pelos direitos de cada cidadão”.

Hoje o movimento tem núcleos em 11 setores da arquidiocese de Olinda e Recife e em municípios do interior de Pernambuco, como Caruaru e Vitória de Santo Antão.

“São 40 anos de muitas conquistas. Na minha comunidade, por exemplo, conseguimos um posto de saúde graças à luta do Movimento, sem falar nas muitas famílias evangelizadas” contou Antonio Inácio, um dos sete coordenadores do Encontro de Irmãos.

Em comemoração às quatro décadas de criação do movimento, uma grande caminhada está sendo organizada para o próximo dia 31. Às 8h religiosos e fiéis sairão da Igreja de Santa Paulina até a Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe, na cidade de Paulista. Às 16h, dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, presidirá uma eucaristia na quadra da escola.

Dom Helder Câmara

O impulso decisivo na criação do Encontro dos Irmãos foi a Semana de Evangelização, feita por Dom Helder, por meio da Rádio Olinda, no final de 1968. Durante uma semana o então arcebispo rezou o terço e refletiu sobre o Evangelho, convidando os fiéis a colocar os ensinamentos em prática.

A iniciativa de Dom Helder tomou uma grande proporção, e centenas de pessoas começaram a se organizar em suas comunidades para evangelizar de casa em casa e conscientizar o povo de seus direitos como cidadãos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas