Gaudium news > Enchentes no Norte e Nordeste já desabrigaram mais de 400 mil pessoas; saiba como ajudar

Enchentes no Norte e Nordeste já desabrigaram mais de 400 mil pessoas; saiba como ajudar

São Paulo (Quinta, 28-05-2009, Gaudium Press) As enchentes que há semanas vem atingindo o Norte e o Nordeste do país já deixaram milhares de desabrigados e dezenas de mortos entre abril e maio. De acordo com os números divulgados no último dia 26 pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os desastres provocados por fortes chuvas e enchentes já deixaram 283.487 pessoas desalojadas (hospedadas com amigos ou familiares) e 129.989 desabrigados (deixaram suas casas e dependem de abrigos públicos).

“A CNBB solicita a todos os bispos, presbíteros, ministros e agentes de pastoral que divulguem a Campanha nas missas, visitas domiciliares e reuniões pastorais, sítios eletrônicos, programas de rádio e de televisão; e colaborem na realização de coletas de solidariedade nas missas, na comunidade, nos grupos e nas escolas católicas”, diz uma carta da CNBB enviada a várias paróquias do país.

Os recursos serão aplicados no atendimento imediato das vítimas, na reconstrução de casas e na recuperação dos meios produtivos. Em 2008, quando as chuvas atingiram fortemente o Nordeste, foi arrecadado R$ 1.026.780,00.

As Cáritas arquidiocesanas e diocesanas, em parceria com as igrejas locais, promovem campanhas de arrecadação de donativos para as vítimas. Roupas, colchões, cobertores, água potável (filtros) e alimentos não-perecíveis são os itens de maior necessidade nesse momento, segundo informações das Cáritas envolvidas.

Vítimas

Segundo a Sedec, as enchentes provocaram 52 mortes em oito estados: Ceará (17), Maranhão (12), Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (3), Pará (2), Paraíba (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Os danos causados pelo excesso de chuva atingiram 446 municípios localizados em 12 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará e Santa Catarina.

Serviço:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira abriram três contas bancárias para doações em dinheiro que estarão em funcionamento até o dia 10 de setembro.

Banco do Brasil: Agência 3475-4; c/c: 23091-X
Banco Bradesco: Agência 606; c/c: 68000-1
Caixa Econômica Federal: Agência 1041, operação 003; c/c: 935-1

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas