Gaudium news > Ofensiva israelense deixou Gaza “à beira de uma catástrofe humana”

Ofensiva israelense deixou Gaza “à beira de uma catástrofe humana”

Jerusalém (Quinta, 28-05-2009, Gaudium Press) A recente ofensiva israelense contra o movimento islâmico radical Hamas na Faixa de Gaza colocou o território palestino “à beira da catástrofe humana”, afirma o relatório anual da Anistia Internacional (AI), que também critica os grupos palestinos pelas violações aos direitos humanos.

A ofensiva, de 27 de dezembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, em resposta aos ataques palestinos com foguetes de fabricação caseira, deixou 1.434 palestinos foram mortos – 960 civis, 239 policiais e 235 militantes – segundo o Centro Palestino de Direitos Humanos. O Exército israelense confirma 1.370 mortes, entre elas 309 civis inocentes – dos quais 189 são crianças e jovens com menos de 15 anos.

A AI também condena o bloqueio israelense contra Gaza, reforçado depois que o grupo Hamas tomou à força o controle do território, em junho de 2007.

“Este bloqueio agravou uma já difícil situação humanitária, os problemas de saúde, a pobreza e a desnutrição dos 1,5 milhão de habitantes”, afirma o relatório da organização de defesa dos direitos humanos.

A Faixa de Gaza é um território governado pelo Hamas, tido pelo governo israelense como grupo terrorista. O outro território palestino, a Cisjordânia, é controlado pela Autoridade Nacional Palestina.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas