Gaudium news > Bispos italianos concluem Assembleia Episcopal sobre educação

Bispos italianos concluem Assembleia Episcopal sobre educação

Cidade do Vaticano (Sexta, 29-05-2009, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Italiana (CEI) concluiu hoje os trabalhos de sua 58ª Assembleia, cujas discussões versaram sobre os desafios para melhorar a educação no país e no mundo. A CEI escolheu ainda uma questão para o próximo decênio (2010-2020) das orientações pastorais, como “urgência educativa”. O tema específico ainda não foi definido.

“Acontece que em torno da educação são criadas grandes e positivas alianças de diversos atores, como família, associações, escolas, paróquias, meios de comunicação, que podem oferecer aos jovens positivas oportunidades de crescimento”, observou o cardeal Angelo Bagnasco, presidente da CEI, durante a coletiva de imprensa realizada após o encerramento da Assembleia. “Vocês são uma grande cátedra destes valores e devem ajudar os jovens a escolherem entre o bem e o mal”, disse Bagnasco aos jornalistas.

Ao responder uma questão sobre a crise econômica, o presidente ressaltou que “a crise deveria ter nos ensinado a assumir estilos de vida melhores, no sentido de uma nova sobreiedade”. De acordo com o cardeal, todos esperam que a crise termine logo. Ele declarou também que os políticos devem tratar os trabalhadores como pessoas com dignidade, e não “instrumentais desnecessários”. “Conjugar a solidariedade e o acolhimento com os direitos fundamentais de todos, seja de quem acolhe, seja de quem é acolhido”, pediu o prelado.

O cardeal sublinhou ainda que, para a Igreja, a ética “não é um tema novo, porque falar de ética significa falar da recaída do Evangelho nos comportamentos concretos” de todos; “a coerência dos comportamentos vale para todos, não só para os que creem”.

Durante o encontro foram feitas duas nomeações para cargos estratégicos da CEI: Bruno Schettino, arcebispo de Cápua, foi eleito novo presidente da Comissão Episcopal para as Imigrações; e o monsenhor Cosmo Francesco Ruppi, arcebispo emérito de Lecce, como membro da Comissão Episcopal para a cultura e as comunicações sociais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas