Gaudium news > Espírito Santo pauta a fala do Papa também durante último Regina Coeli

Espírito Santo pauta a fala do Papa também durante último Regina Coeli

Cidade do Vaticano (Segunda, 01-06-2009, Gaudium Press) Por volta do meio-dia deste domingo, após celebrar a missa de Pentecostes na Basílica Vaticana, o Papa Bento XVI presidiu a oração mariana do Regina Coeli da janela de seus aposentos, no Palácio Apostólico. Ontem foi o último domingo de celebração do Regina Coeli, por conta do encerramento do período pascal no ano litúrgico da Igreja com a festa de Pentecostes.

Na ocasião, o pontífice voltou a comentar a data. “O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem ele a que a Igreja se reduziria? Seria certamente um grande movimento histórico, uma completa e sólida instituição social, talvez um tipo de agência humanitária. E em verdade é assim que a têm todos os que a consideram além de uma ótica de fé. Na realidade, porém, na sua verdadeira natureza e também na sua mais autêntica presença histórica, a Igreja está incessantemente ligada e guiada pelo Espírito Santo do seu Senhor”.

O Papa recordou ainda que no final de maio na Igreja católica se celebra a festa mariana da Visitação, que comemora o evento da Visita de Maria à parente Elisabete. “A jovem Maria, que leva no ventre Jesus e, alheia a si, parte em ajuda ao próximo, é o ícone máximo da Igreja na perene juventude do Espírito, da Igreja missionária do Verbo encarnado, chamada a levá-lo ao mundo e a testemunhá-lo especialmente no serviço da caridade”, lembrou o Papa.

Após a oração, o Santo Padre saudou, como de praxe, os fiéis presentes na Praça de São Pedro. O pontífice se dirigiu aos peregrinos em seis línguas: francês, inglês, alemão, eslovaco, polonês e italiano. Bento XVI saudou de forma especial os jovens da região de Abruzzo, mais atingida pelo terremoto de abril, que levam a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, e as crianças da Primeira Comunhão de Bagno que agora celebram a missa em uma tenda.

Em polonês, o Papa falou sobre João Paulo II: “Saúdo cordialmente todos os compatriotas do Servo de Deus João Paulo II. É ele que há trinta anos invocou em Varsóvia: ‘Desça o Teu Espírito! E renove a face da terra. Esta Terra!”. Nós somos testemunhas das mudanças que acontecem no mundo. Mas a renovação da face da Terra não é possível sem a renovação dos corações dos homens. Por isto pedimos: desça o Teu Espírito e renove o nosso coração em Cristo. Desejo a todos vocês esta renovação”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas