Gaudium news > Pontífice cria Vicariado Apostólico no Chade, na África

Pontífice cria Vicariado Apostólico no Chade, na África

Cidade do Vaticano (Quarta, 03-06-2009, Gaudium Press) Foi criado hoje pelo Papa Bento XVI um novo vicariado apostólico, fase preliminar de diocese, na África. Trata-se do Vicariado de Mongo, no Chade, que até então, por ser considerado menor, era denominado Prefeitura Apostólica. Como primeiro Vigário, Bento XVI escolheu o padre Henri Coudray, da Sociedade dos Jesuítas.

Biografia

Padre Henri Coudray, S.I nasceu em 22 de junho de 1942, em Pont-de-Beauvoisin, diocese de Grenoble-Vienne, na França. Estudou Filosofia em Chantilly e Teologia em Lyon. Obteve a Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; diploma em Estudos Literários na Universidade de Paris-Sorbonne e uma Licenciatura em Árabe e Islamologia na Universidade de Lyon. Ordenado sacerdote em 30 de junho, foi promotor de encontros entre cristãos e muçulmanos em N’Djamena, no Chade. Desde 1° de dezembro de 2001 era o prefeito apostólico de Mongo.

O Vicariato Apostólico de Mongo, surgiu ainda como Prefeitura em 2001, após o desmembramento de duas arquidioceses. Se estende sobre uma superfície de 540.000 km², abrange 1.700.000 habitantes, dos quais 6.000 católicos (0,35%) distribuídos em 6 paróquias e servidos por 9 sacerdotes (6 diocesanos e 3 religiosos), 5 irmãos religiosos, 13 religiosas e 8 missionários laicos.

A igreja paroquial de Mongo torna-se a catedral do novo Vicariato Apostólico.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas