Gaudium news > Para ex-porta-voz da Santa Sé, João Paulo II pode ser beatificado ainda este ano

Para ex-porta-voz da Santa Sé, João Paulo II pode ser beatificado ainda este ano

Roma (Quinta, 03-06-2009, Gaudium Press) Em entrevista ao jornal italiano “Il Sole 24 ore”, publicada hoje, o ex-porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, diz acreditar que a divulgação das cartas entre Karol Wotjyla e a polonesa Poltawska – noticiada ontem por Gaudium Press – não atrasará o processo de beatificação de João Paulo II. Poltawska era uma amiga de juventude de João Paulo II e guardou durante muitos anos uma série de correspondências trocadas entre os dois, até divulgar parte delas em recente livro.

Navarro-Valls lembrou que “seguramente, o escrutínio do exame de integridade documental dará trabalho, mas o processo segue em frente, não para. As duas passagens-chave “técnicas” que faltam – o decreto sobre as virtudes heróicas por parte dos cardeais e bispos da Congregação e a publicação do decreto sobre o milagre – podem acontecer ainda este ano. Então, o Papa Bento XVI poderá decidir a data de proclamação de beatificação, mas pode fazê-lo em qualquer momento”.

O ex-porta-voz descarta qualquer alegação de que teria influenciado algumas decisões do Papa João Paulo II e também qualquer relação “especial” entre o Papa e a senhorita Poltawska. Como o cardeal Dziwisz em entrevista ao jornal “La Stampa”, também ele critica a decisão da polonesa de tornar públicas as cartas após o início do processo.

“Naturalmente, não ter colocado a disposição do postulador estas cartas e nesse meio-tempo providenciar a publicação, ainda que parcial, em livro, pode fazer nascer a suspeita de que se queira colocar em evidência uma relação especial com o Papa…”, observou o ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Joaquín Navarro-Valls foi, por 22 anos, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Nascido em Cartagena, na Espanha, em 16 de novembro de 1936, estudou na “Deutsche Schule” (“Escola Alemã”) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Barcelona, e Jornalismo na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Navarra. Obteve bolsa de estudos do “Seminário Internacional” na Universidade de Harvard, nos EUA. Em 1996, tornou-se professor visitante na Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Desde janeiro de 2007 é presidente do Advisory Board da Universidade Campus Bio-Médico de Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas