Gaudium news > Amigos e parentes participam de ato ecumênico por vítimas do voo 447 na Igreja da Candelária, no Rio

Amigos e parentes participam de ato ecumênico por vítimas do voo 447 na Igreja da Candelária, no Rio

Rio de Janeiro (Quinta, 04-06-2009, Gaudium Press) Cerca de mil pessoas participaram na manhã desta quinta-feira de um ato ecumênico pelas v´timas do voo 447, da Air France, que deseparaceu sobre o Atlântico. A cerimônia ocorreu na Igreja da Candelário, no centro da cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença de familiares e amigos das vítimas e autoridades locais e políticas.

Entre os presentes estavam o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes – cujo assessor, Marcelo Parente, também era um dos passageiros do voo da Air France -, o governador do estado, Sérgio Cabral, e os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e também da França, Bernard Kouphner, que veio ao país prestar apoio e condolências às famílias das vítimas.

O ato foi conduzido por representantes de diversas religiões. Os parentes e amigos das vítimas que estavam no hotel Windsor, no Rio, vieram em três ônibus e ficaram dentro da igreja num espaço reservado.

O culto teve início com a execução do hino francês e, em seguida, do hino brasileiro. Depois, houve um toque de silêncio, de um minuto. Todos os representantes de religiões falaram e tentaram consolar os presentes. Na plateia, muita gente emocionada chorava e rezava.

Um dos mais emocionados foi o prefeito Eduardo Paes, que falou sobre a perda do chefe de seu gabinete e seu amigo Marcelo Parente. Paes leu uma mensagem com uma voz embargada e chegou a chorar.

O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, lembrou da cerimônia na catedral de Notre Dame, em Paris. Por último, foi a vez do governador Sérgio Cabral, que falou que a melhor maneira de lembrarmos as vítimas é recordar os seus gestos.

Antes da cerimônia, Ana Claudia, prima do maestro Silvio Barbato – também umas vítimas -, prestou uma homenagem lendo um poema escrito em homenagem ao primo:

“Seu nome é Silvio Barbato, seu nome é Silvio amor. Abre-se o primeiro ato do genial compositor. O avião decola na pista. E Silvio abraça o cientista. É artista. É herói. Saudade da pátria lhe dói. Terra Brasilis estima. Leva outra obra prima. Compõe nas alturas. Melodias de guerreiro. Revisa partituras. O momento é derradeiro. Chega o segundo ato. Bate forte o coração. Maestria do Barbato. Entoa a mais linda canção. Mamãe, te amo tanto. Mamãe, não quero o teu pranto. Dá aos meus acalanto. Pois seu viver é santo.”

Nota de dom Orani

Foi confirmada em nota divulgada ontem pela arquidiocese do Rio de Janeiro a realização de uma missa, amanhã, em memória às vítimas do voo. A cerimônia será presidida pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e será aberta a toda a população. A missa está marcada para as 18 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio

Na nota, o arcebispo diz ainda que se solidariza com todos os parentes e amigos dos passageiros e tripulantes que estavam no avião.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas