Gaudium news > Pintura do século XVIII é saqueada de importante santuário de Bogotá

Pintura do século XVIII é saqueada de importante santuário de Bogotá

Bogotá (Sexta, 12-06-2009, Gaudium Press) O Ministério de Cultura da Colômbia informou nesta quarta-feira o roubo da pintura “Martirio de San Simón apóstol”, de óleo sobre tela, 94,6X79 centímetros de comprimento, por saqueadores ainda não identificados pelas autoridades, segundo indicou Maria Isabel Gómez, coordenadora de Grupos Bens e Imóveis Culturais, do Ministério da Cultura colombiano.

O santuário de São Francisco, no centro de Bogotá, com mais de 500 anos de construção pelas mãos da comunidade dos Franciscanos, é atualmente a igreja mais antiga da capital colombiana e desde 1975 está tombada como Bem de Interesse Cultural Nacional.

Segundo informou à Gaudium Press o padre Antonio Agudelo, monge Franciscano da igreja, a pintura foi retirada da sacristia no dia 3 de maio. “Foram pessoas que não respeitam o patrimônio nacional. (O quadro) é algo que pertence aos colombianos, não tiveram senso de propriedade ao roubar a obra de San Simón Apóstol”, manifestou o religioso.

O sacerdote fez um chamado às pessoas que cometeram esse ato para que se arrependam e devolvam o mais rápido possível a obra.

As autoridades policiais e o Tribunal da Colômbia trabalham no caso juntamente com o Ministério de Cultura. Os três órgãos vêm trabalhando duramente nos últimos meses para coibir o tráfico ilícito de bens culturais do país.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas